As Duas Faces do Obscurantismo

A mais óbvia, que é mais fácil criticar, é a dos que negam a ciência enquanto tal com base em argumentos de fé. Os criacionistas que acreditam numa Adão à imagem de Deus e numa Eva saída de uma espécie de clonagem imperfeita da sua costela e num mundo feito à maneira de uma empreitada semanal. É fácil criticá-los e gozá-los, mas eles acreditam no que acreditam por uma espécie de cegueira para com os factos nascida das suas crenças metafísicas.

Para mim, é mais complicado quem nega parte das conquistas da Ciência com base num relativismo pretensamente sofisticado, bem-pensante, em que tudo parece equivalente (menos as fés religiosas, curiosamente) e intermutável. Não são apenas os que acham que as vacinas são uma conspiração global, nem só os que consideram que um unguento da Amazónia tem tanto valor quanto um antibiótico e que é eurocêntrico impor os nossos valores culturais e sanitários. Penso em especial nos que relativizam o núcleo essencial daquilo que, ao nível da Educação, que capacite as crianças e jovens com um conjunto de conhecimentos sobre o que é consensual ter sido alcançado pelo nosso conhecimento científico.

Pode parecer que não mas, infelizmente, mesmo entre nós, esta facção (mesmo quando afirma o contrário) vai ganhando cada vez mais posições.

Há gente medíocre para quem o Saber ocupa mesmo lugar… não sei se por limitações próprias se por preconceito cultural e social (e o pior é aquele que acha que os “pobrezinhos” são naturalmente mais burrinhos…).

Camisola

2 thoughts on “As Duas Faces do Obscurantismo

  1. O comentarista tenta comparar as duas faces do obscurantismo, palavra está que deve ter tido alguma importância quando a religião dominante e apóstata, de fato, levava o povo ao obscurantismo, tal qual vemos hoje outra religião fazendo suas barbáries do outro lado do mundo. Entretanto esse é um jogo de ideias que o autor e pessoas como o Maluf e o Lula fazem. Invertem o raciocínio, onde a mentira e a insensatez deles é a verdade é, a dos outros, mentira. A ciência tem seus méritos mas não é a dona da verdade porquanto e apenas uma teoria sobre a evolução. Jesus disse que Ele é a luz do mundo e que o “deus” deste século cegou o entendimento das pessoas. Veja para onde a civilização moderna e liberal está levando o mundo, com vícios, violências, corrupções e degradações nas familias. Portanto vejo que um cego está tentando com sua falácia de evolucionista tentar explicar algo sobre a luz que não compreende.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.