Concorrer e Reclamar, Old School

Achei as cópias dos meus boletins de concurso entre 1998 (em que passei de contratado a qzp e passei a assistir a uma boa rotação de ministros de Marçal Grilo a Justino) e 2003 (ano em que iniciei um período de 3 anos de equiparação a bolseiro por causa do doutoramento… sim, não usei os 5 anos). Era tudo em papel e tínhamos aquele livrinho dos códigos para consultar. Quem se enganava, não podia rasurar e tinha de fazer um novo. Uma maravilha. Quem não passou por isto, nem pelos mini-concursos (com as listas de horários colados nas janelas das escolas onde eram feitas as candidaturas, sendo depois necessário desistir de forma presencial a todos menos um) pode dar graças aos céus…

 

A reclamação que fiz foi no ano em que David Justino mudou as regras, reduzindo as possibilidades de de destacamentos e recrutamentos (curiosamente, apesar das críticas que lhe fazem e do seu próprio discurso de “liberal” foi a mudança que mais centralizou e unificou os concursos). E a reclamação foi a de, perante essa possibilidade e todo o cenário que estava montado, preferir manter-me em qzp do que concorrer para o “quadro de escola”, no que foi uma das decisões mais acertadas que tomei, apesar de ter sido ultrapassado na vinculação por dezenas de colegas. Mas… há opções que se devem tomar de forma informada e não andar, anos depois, a lamentar erros por carência de compreensão dos mecanismos dos concursos.

 

Aliás, desde o início deste século, as regras têm vindo a mudar quase todos os anos ver mais abaixo a síntese numa notícia do Diário Económico quando dos concursos de 2014)e é raro mudar o que está mal. Estes acabaram com a BCE mas mantiveram os enormes QZP do outro.

IMG_5943

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.