Como Mentir Usando uma “Verdade Técnica” Ou… A “Pós-Verdade”

Na nota informativa que acompanha a RR1 pode ler-se:

1.2. Os horários a concurso na Reserva de Recrutamento correspondem aos horários pedidos pelos Agrupamentos de Escolas e Escolas não Agrupadas após as colocações em Mobilidade Interna e Contratação Inicial.

Como é que isto é mentira e verdade ao mesmo tempo?

É mentira porque muitos destes horários já tinham sido anteriormente pedidos pelos Agrupamentos e Escolas. É “verdade” porque, ao não terem sido preenchidos, a DGAE solicitou o seu reenvio em conjunto com outras novas necessidades, pelo que realmente foram pedidos novamente “após as colocações” em MI e CI.

Isto é um nível de chico-espertice que demonstra até que ponto o serviço público está completamente contaminado pela pós-verdade ou, em bom português, falta de vergonha na cara.

Que isto seja assinado por uma Directora-Geral que em finais de Agosto pede para as Direcções reenviarem os horários não providos que já tinham pedido e a 6 de Setembro dá a entender que são novos pedidos, posteriores a 25 de Agosto, apenas demonstra até que ponto todo este atropelo é tolerado (e quiçá fomentado) pela actual equipa política do ME.

E tudo passa para a comunicação social de forma acrítica, como se fosse verdade:

Além dos cerca de 1300 horários completos, foram também colocados professores em horários incompletos solicitados pelas escolas. Estes horários tinham ficado de fora dos concursos anteriores, contratação inicial e mobilidade interna. A tutela garante que “todos os horários – completos e incompletos – pedidos para esta reserva de recrutamento foram preenchidos”.

Agora expliquem-me porque horários resultantes de atestados médicos de longa duração, de que há muito tempo se deu conhecimento à DGAE da necessidade de colocação de outro docente continuam por prover?

pieinthe face

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.