Os Deuses (e Deusas), mais os Santos (e as Santas), me Dêem Forças para Aturar Tanta Gente Moderna a Bostar Sentenças sobre Educação e Feliz com Muitos Likes no Facebook

A psicóloga Ana Rita Dias considera que o ensino tradicional, marcado pela figura central, hierárquica e autoritária do professor, está ultrapassado e defende uma escola onde as crianças possam brincar e sujar-se.

E a sua posição tem mais seguidores. Desde outubro de 2016, altura em que criou o grupo~[no Facebook] Escolas Alternativas, Comunidades de Aprendizagem e Educação em Portugal, já são mais de 30 mil membros. 

(…)

O professor surge como um importante mediador para que as crianças atinjam as suas competências, de acordo com os seus próprios interesses e motivações, mas tendo sempre em mente que são estas que vão construindo o caminho do seu próprio percurso académico.

Não leu Fröbel, Montessori, Pestalozzi ou então pensa que foi a primeira a chegar ao nirvana pedagógico da coisa bacoca. É que eu sei que todas as posições merecem ser debatidas e consideradas e que até concordo com parte destas teorias, só que a versão reader’s digest (revista estimável que li no final da infância, à falta de melhor como a A Bola que só existia para ler de borla num café no centro da minha vilória e nem sempre me deixavam ir até lá) ou revista de jet-seis-com-grupo-no-feice-cheio-de-gente-bem-tá-a-ver me dá sempre umas convulsões ali como quem vai do hipotálamo para o sistema límbico.

(pouco tem para ensinar – mas muito para opinar – quem pouco sabe, velho ou novo, tradicional ou inovador…)

Gatinho

5 thoughts on “Os Deuses (e Deusas), mais os Santos (e as Santas), me Dêem Forças para Aturar Tanta Gente Moderna a Bostar Sentenças sobre Educação e Feliz com Muitos Likes no Facebook

  1. Também concordando em parte com estas e outras teorias, a irritabilidade de quererem enganar (por interesse ou por ignorância) com esta inovação recauchutada dá umas certas náuseas E quando se chega a casa depois de uma reunião geral de professores muito doutrinária e assertiva sobre o assunto, tragicamente contraditória com outros pressupostos entretanto explanados, acontece algo parecido com isto:

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.