Confusões em Torno do Absentismo Docente (Gualter Staile)

Eu pensava que “absentismo” era quando se faltava, não quando se estava doente, com atestado médico, e outra pessoa nos substituía no local de trabalho. Claro que isso representa um acréscimo de encargos, mas talvez fosse interessante perceber as verdadeiras causas.

No relatório, o Governo não apresenta dados sobre a taxa de absentismo nos vários sectores do Estado, mas destaca a Educação como um dos sectores onde o problema tem expressão. O Ministério da Educação, por outro lado, também não apresenta dados sobre o número de faltas dado pelos professores, nem sobre quantos docentes estão de baixa.

Com cerca de 40% dos professores do ensino público a terem idades iguais ou superiores a 50 anos, o número de baixas médicas tem disparado, como admitiu no ano passado a Secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão. Segundo a governante, esta foi a principal razão pela qual o número de professores contratados bateu recordes em 2016, tendo ultrapassado os 20 mil, mais do dobro do ano anterior.

A situação descrita, constatável a olho sem lentes, tem causas muito óbvias, a maior parte da responsabilidade de quem achou, mandato após mandato, que é espremendo mais e mais que se consegue mais sumo. Em regra, com os humanos isso apenas dá sangue, que não me parece ser a forma mais inteligente de gerir de forma eficaz os recursos humanos.

Boa parte do absentismo docente – claro que com excepções – resulta de estupidez política. Por acção – não apenas das Finanças – ou omissão – daqueles políticos que em off dizem para quem os quer ouvir que a culpa não é deles, pois apenas querem inovar flexibilidades.

Só falta mesmo chamarem o velho gualter para anunciar milhões de faltas dos professores.

muppets-rir

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.