Há Sempre a Esperança…

… que uma centelha do génio de Goscinny se reencontre a cada novo álbum do Astérix, ao longo de quase 40 anos. Se é bem verdade que os tempos catastróficos dos últimos álbuns de Uderzo a solo estão claramente ultrapassados, ainda há muito de pastiche bem comportado em vez de verdaeira reinvenção (nem o Uderzo deixaria). Se A Zaragata, Astérix e os Normandos ou O Domínio dos Deuses são 9,5/10 e O Pesadelo de Astérix ou Astérix e Latraviata são 2/10 (com boa vontade e quase só por causa do desenho), este andará pelos 6,5/10, talvez 7 por causa do gozo com os Lusitanos (o Biscatês e o Àsduasportrês) que têm sempre o carro empanadom chegam em último e levam a taça por serem perseverantes (agora diz-se “resilientes”).

IMG_6313

(já agora, uma experiência… se forem a uma fnac, bertrando ou mesmo grande superfície comercial, reparem que ao expositor do novo Astériz praticamente só se chegam tipos acima dos 40 anos…)

2 thoughts on “Há Sempre a Esperança…

  1. Eu fui uma, na casa dos 40 (45, pronto…), que hoje o comprou. Já todos o lemos, inclusivé o adolescente de 15 e meio, que tem a colecção completa herdada do progenitor. Somos todos fãs. Quanto a este, gostei das piadas @s rodovias em perfeitas condições e em constantes manutenção (not!) / subornos / corrupções / chic-espertismo / paus-mandados / e o “fazer pela vidinha” de algumas personagens. E também me recordou os desenhos animados “wacky races”. E as fatias de presunto, ai as fatias de presunto…falta mais participação do chefe da aldeia, bem como o peixe podre a voar!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.