Vai Pó [Trabalho]

Eu sei que há pedagogos imensamente positivos que acham que certas situações – mesmo sendo recorrentes – devem ser encaradas com a bonomia da condescendência e complacência que é por causa dos traumas e tal e coiso e o escafandro. O mais certo é dizerem isso porque estão com o pauerpóinte do costume a apresentar a sua enésima peroração sobre aquilo que gostam de apresentar como “boas práticas” de “gestão de conflitos”.  Uma ou outra vez sem exemplo até se pode fazer que não se ouviu, levar a coisa como se pudesse ter alguma graça e “contextualizar”, aceitar a coisa só com um pedido que pareça vagamente sincero de desculpas. Mas se isso não for a excepção, que exemplo se está a dar? O da permissividade para parecer bem e compreensivo? Não me parece. E seja como encarregado de educação, professor ou director de turma não acho que seja essa a forma certa de promover “ambientes de aprendizagem” seguros e respeitadores para todos os envolvidos. Para TODOS. Porque lá por se ser adulto e ainda por cima professor não se tem obrigação de suportar todo e qualquer desmando só porque há umas criaturas que pensam que somos pano para toda a mancha.

When Students Are Traumatized, Teachers Are Too

Trauma in students’ lives takes an emotional and physical toll on teachers as well. Experts weigh in on the best ways to cope.

chamberlain

(sim, sou bastante intolerante com as atitudes de desculpabilização de tudo e mais alguma coisa, em especial quando se percebe bem que há a noção do certo e errado e o que é dito ou feito é claramente com o objectivo de ofender… colegas, funcionári@s ou professor@s; e sim, acho que uma suspensão justificada e oportuna pode ensinar… mais do que muita gente gosta de admitir…)

One thought on “Vai Pó [Trabalho]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.