Perplexidades (ou Talvez Não)

O CNE insiste em fazer política mediática com os seus estudos, divulgando-os primeiro para a imprensa amiga do que no seu site. O Atlas da Educação 2017 é apenas mais um caso (procurem-no no google e apenas acharão, 24 horas depois da sua “apresentação pública”, notícias sobre ele e não o “estudo”em si). Então se for para constatar (ó surpresa das surpresas!) que sucessivos mandatos preocupados em menorizar, amesquinhar e proletarizar a docência conseguiram afastar o interesse dos alunos em ser professores, há sempre um canal informativo disponível. E opinadores, ex-colaboradores, inovadores e empreendedores, simpáticos e disponíveis para analisar de acordo com as linhas desejáveis. É uma estratégia de parceria comunicacional que é eficaz junto de “quem interessa”. Só que quem interessa raramente são as escolas, os alunos ou os professores. Esses são apenas um pretexto. Apenas se agravam velhas clivagens, mas não me parece que o objectivo seja minorá-las, mesmo que se diga o contrário. O objectivo é pressionar, fazendo política a partir de “investigações” para parecer que é tudo “científico”.

Se é legítimo?

Já vale tudo, portanto…

Se é eficaz.

Se calhar, é.

Correia

2 thoughts on “Perplexidades (ou Talvez Não)

  1. Grave mesmo é o Dr Justino, que não entra numa sala de aulas há 30 anos, afirmar que os jovens não querem ser professores por que o modelo de concurso não seleciona os melhores!!!
    Grave não é o homem mentir, grave é que ele está a fazê-lo intencionalmente, pois sabe que as verdadeiras razões estão na perseguição e no amesquinhamento que ele e outros têm desencadeado. CRÁPULA.

  2. É a mediocridade que resulta da construção de currículos e carreiras endogâmicas. “You scratch my back and I’ll scratch yours”. É outra forma de corrupção. Teias de interesses que se servem do estado e a ele estão colados. Olham-se ao espelho, qual Narciso: “Haverá alguém mais esperto do que eu?”. Chicos espertos, de facto. Oportunistas e arrivistas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.