Mas a História ou as Ciências São Para Semestralizar

Algumas prioridades curriculares para o século XXI do SE Costa parecem-se demasiado com iniciativas similares dos tempos do Crato de Direita, embora com raízes nos tempos de Sócrates/MLR e na introdução, por exemplo, do “empreendedorismo” no currículo.

Secretário de Estado da Educação: Formação financeira lecionada em todas as escolas em 2018

Mas há micro-lobbys com um poder assinalável na definição das prioridades da geringonça educativa, mesmo se são praticamente desconhecidos nas escolas. E é sempre interessante o aparecimento destas micro-áreas curriculares por iniciativa de governantes que tanto falam contra a fragmentação e atomização curricular e o peso da multiplicidade de disciplinas no currículo dos alunos.

Lapis

 

Anúncios

8 thoughts on “Mas a História ou as Ciências São Para Semestralizar

  1. A educação financeira é importante para os jovens. Até para os menos jovens.
    Eu próprio gostava bastante de aprender como possuir um apartamento de luxo em Paris sem ter dinheiro próprio para tal. E contas na Suiça a abarrotar de milhões sem nunca ter tido ordenados que tal alimentassem. Nunca aprendi como fazer isso, mas há quem o saiba. Todos devíamos ter educação em engenharias financeiras.

    1. É para isso mesmo que a EF é fundamental. Substitui a Religião e Moral na formação de cidadãos poupados, respeitadores da lei e crentes num futuro melhor. Assim se prepara a colheita dos predadores financeiros. Se não houvesse lesados como poderia haver banqueiro? Se o lesado não poupasse o que haveria para rapinar?

      A disciplina será também fundamental para sossegar as vítimas com explicações lógicas derivadas à posteriori. Isto permitirá a continuação do ciclo.

  2. APROCES? Curioso…Pensava que estava desativada há séculos! Aliás, procurei, e nem um bloguesito vi. Nada de página, nada no “Face”, nada. mas manda cá para fora comunicados…

    Como nem um nome foi citado, também não se sabe quem a dirige. É o chamado “lobby fantasma”…

      1. Muito obrigado! Muito obrigado! Mesmo, mesmo, mesmo, mesmo! Muito Obrigado!

        É claro que o último material que lá está data de…2004! Mas pode ser que a gente que a dirigia tenha hibernado e acordado a semana passada!

  3. Eu, no meu penultimo ano de prof de ensino secundario, na boa graça de 2002, ensinei em Formação Cívica , umas coisas de Educação Financeira a miudos e miudas do 8º Ano. Apenas por minha iniciativa e porque achava importante falar nestas coisas. No entanto, confesso que não tenho nada a ver com isto e este movimento. Nem os materiais que ainda devo ter nalgum caixote em algum sítio deste país.
    No entanto se for para ensinar Educação Financeira como se ensina nalgumas escolas de gestão do país, pró c…alho para estes m3rd4s que infestam de ideias ridículas os arautos da “inovação curricular”.

    Fundamentals gentlemen, fundamentals.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.