A “Minha” Revolução Russa

Há coisa de 25 anos, no âmbito do seminário do professor Medeiros Ferreira no mestrado de História Contemporânea da FCSH fiz um dos trabalhos que mais gozo me deu até hoje.Foi uma análise da presença da Revolução Russa na imprensa portuguesa, entendendo-se por isso o que se passou ao longo de 1917 e início de 1918 (até à paz de Brest-Litovsk) na Rússia.

Em outras paragens já expliquei alguns dos aspectos deste trabalho, das partes que estão publicadas aqui ou ali, e das peripécias que envolveram a sua circulação e possibilidade de publicação integral há cerca de 20 anos (chegou a estar no catálogo da defunta Cosmos), assim como uma ou outra inspiração mais ou menos literal por quem a usou e não quis fazer a devida referência.

(não me chateio muito… um dos casos já está em saldo…) 

Entretanto, porque outros caminhos e prioridades aconteceram, não me preocupei muito mais com a sua divulgação. Ainda considerei a hipótese de a apresentar a alguma editora por ocasião deste centenário, até porque não precisava de muito extensa revisão de conteúdo e bibliografia. A semana passada apercebi-me que o texto foi devidamente citado em algumas peças jornalísticas, o que dá sempre algum prazer em relação a algo que está na gaveta.

Por isso, deixo aqui aquilo que não é uma tese de mestrado (como inferiu Henrique Monteiro num dos artigos em causa), mas apenas um trabalho de seminário feito com um enorme gosto, em tempos em que a net era uma miragem e tudo foi passado “à unha”, hora a fio na BN e na Hemeroteca Municpal.

A versão que deixo aqui é a que corresponde ao texto fixado em finais dos anos 90 do século XX e que usei mais tarde para colocar online, como se percebe em parte pela frase inicial e pela bibliografia: RevRussaPGuinote.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.