Há Currículo Flexível e Há Outras Coisas

Não me parece que seja razoável defender a semestralização de disciplinas como as Ciências, a Geografia ou a História para poder acomodar coisas como “Educação Rodoviária”, “Educação Financeira” ou outras coisas giras e que dá para brincar às aprendizagens para a vida (basicamente são áreas que lembram um pouco a velha lógica dos conhecimentos funcionais para os tadinhos e a Economia Doméstica para as meninas) e “escolas-alfaiate/sapateiro/picheleiro”.

Se são áreas que têm lógica no âmbito de clubes e actividades extra-curriculares? Claro que sim. Sem avaliação e tudo (ou nada), para ser mais atractivo. Já custa mais a entendê-las num currículo formal do Ensino Básico, defendidas por quem critica a “atomização” e “fragmentação” ou mesmo o “excesso” das áreas curriculares.

calvin-e-haroldo-direito-inalienavel

One thought on “Há Currículo Flexível e Há Outras Coisas

  1. Haverá, avançando o tempo, uma cada vez maior apetência para lóbis financeiros e empresariais determinarem os currículos, adaptando-os às necessidades do mercado e à sua ideia social… É claro que isto não é feito às claras mas por detrás de universidades, que vendem a ideia de que as escolas estão no século passado; organizando doutos encontros reflexivos que apresentam como conclusão que Escola Pública só tem duas alternativas: ” ou mudar; ou mudar”! Mudar para aquilo que eles acham que deve ser a Escola do Estado e qual o papel seus colaboradores ( vulgo professores)…
    Para dourar a pílula vem a conversa estafada do ir ao encontro dos interesses dos alunos e quejandos…
    Nesta quadratura é importante eliminar disciplinas, ou aligeirá-las ao máximo: Filosofia (à séria, não uma patranhadas misturadas com orientalismo que estão a infestar os Agrupamentos com a bendita flexibilidade); A Historia; a Sociologia; a Literatura…
    É o Homem do século 22, com o guião do Web Summit!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.