Número de alunos com maus resultados está a descer em Portugal. Na UE a situação está a piorar
Comissão Europeia alerta que a UE se está a afastar do que foi estabelecido como meta para 2020 no que toca à redução dos fracos desempenhos na literacia em leitura, matemática e ciências.
(e os profes portugueses são do pior, claro, mesmo que os resultados melhorem… porque é tudo responsabilidade das equipas do ME desde o tempo dos afonsinos)
Vale o que vale. Educação a metro…
GostarGostar
Se fossem maus resultados estavas aí a dizer que a escola do século XIX e tal e o camandro é que tinham culpa. Se é bom, é porque coiso. Eu não desprezo estudos comparativos e assinalo as contradições tanto dos que os endeusam quando dá jeito, quer dos que estão sempre contra. O giro é que os países que queremos imitar porque apresentavam bons resultados, afinal já não estão tão bem assim e deixam descalços os arautos da pseudo-escola do século XXI. As coisas valem o que valem, mas merece atenção as piruetas argumentativas.
GostarGostar
Não estão mesmo? Ou estão apenas a mudar o paradigma em que tudo isto assenta?
GostarGostar
Qual paradigma?
Quem está a mudar?
Os países lá fora??
Não pode ser! Mas não eram eles que tinham o segredo do “sucesso”?
Claro que quem está a judar tudo são os shores e shoras ministr@s de cá, mas lá poderia ser de outra forma?
Estão a mudar o paradigma desde a LBSE há 30 anos e estão quase a conseguir.
Aliás, penso que no entretanto já passaram mais dois paradigmas mas não pararam no nosso apeadeiro.
E eu apoio… por exemplo, “flexibilidade avaliativa”: passam todos, mas mesmo todos, ficando com a média real no diploma. Se for 1 é 1, não se inventam notas para dar “sucesso”, atingir “metas”, alcançar “objectivos”.
Passa tudo e prontossss…. mas isso exigiria uma coerência e uma coragem política que não é para malta que vai muito ao espelho ver se a imagem está a condizer com as expectativas.
GostarGostar
Apto e não apto é melhor.
GostarGostar