Há pouco, na Rádio Comercial, a rubrica das histórias falsas ou verdadeiras era sobre episódios em que os elementos da equipa da manhã (todos entre os trinta e tais e quarentas e tantos) apresentavam histórias sobre ficarem esquecidos na escola pelos pais. Os episódios referiam-se a situações (reais ou imaginárias) entre a 3ª classe e o 5º ano. As diferenças para quem nasceu menos de uma década antes e em outro contexto social e geográfico são engraçadas porque:
Não existiam cartões com carimbos ou selos para poder sair (ou não) da escola, pois todos podíamos entrar e sair quando nos apetecesse a partir do Preparatório.
Tirando a semana inicial da 1ª classe, nunca iam esperar por mim para ir para casa, mesmo que o percurso fosse de quase 1 km (e bem mais para outros colegas). E a partir do actual 5º ano, que apanhasse o autocarro e me fizesse à vida, ida e volta. Sem telemóveis ou stresses. Que nos amanhássemos.
Era pior? Melhor? Não sei. Era um mundo diferente. A miudagem, os pais, as próprias escolas, a vida quotidiana, era tudo bem diferente. Estranho quem acha que tudo ainda é igual ao que era. Deve ser malta muito desmemoriada ou muito nova e não se informou.
E se recuares aos 1905 – ano relativo ao Little Nemo-aí sim a diferença era bem maior.
The no no generation ou melhor, a empty generation, enche hoje as escolas.
GostarGostar
A geração do Nemo nem ia à escola…
GostarGostar
“a empty generation, enche hoje as escolas.”
Generalizar-se é sempre perigoso.
Há os “empty” e há os jovens com classe ou mesmo muita classe.
Muitas escolas levaram alguns alunos a um evento em Viseu este fim de semana. Eram 60 alunos de escolas Portuguesas e muitos outros de escolas estrangeiras. Pretendia-se um mini parlamento europeu. Os jovens reuniram-se em grupos, mudaram de grupos, e, finalmente, apresentaram as suas moções fruto dos debates havidos, defendendo as suas conclusões. A língua foi o Inglês. Os temas, dos mais variados- meio ambiente, direitos humanos, economia sustentável, etc.
E todos nós poderíamos dar exemplos de alunos que não têm nada de ermpty. Nada mesmo. A nível de sala de aula.
Parabéns a todos estes jovens.
GostarGostar
Parabéns a tantos e tantos Professores!
GostarGostar
Um andorinha não faz a primavera; nem por sete cisnes serem negros todos o são.
GostarGostar