A Queda

Seria bom que pensássemos um pouco acerca disto. A data da prova (Fevereiro de 2016 para alunos a meio do 4º ano), talvez ajude, talvez baralhe, as explicações. Por acaso (ou não) quem dá Português ao 5º ano – nem que seja apenas no  meu quintal – notou isto mesmo, a chegada de alunos pior preparados a vários níveis.

Os alunos portugueses do 4.º ano de escolaridade (9/10 anos de idade) são os que mais afirmam gostar muito de ler (72%) e aparecem em segundo lugar na afirmação de que têm “grande empenho” nas aulas (83%). Mas nos testes que aferiram a sua literacia em leitura, realizados em Fevereiro de 2016, a média destes estudantes (528) desceu 13 pontos por comparação a 2011 (541), data da última avaliação. São os resultados do estudo Progress in International Reading Literacy Study (PIRLS), divulgados nesta terça-feira. Participaram 50 países.

Grafico

5 thoughts on “A Queda

  1. Numa leitura política, como gostam de fazer os comentadores públicos, diria que o declínio de resultados põem em causa o programa e metas lançados por Crato.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.