ePIRLS 2016 – Os Recursos em Casa

Admiro imenso as pessoas que acham que as escolas têm como missão apagar todas as desigualdades que existem fora dela. E que acham que é no seu interior que estão os problemas, desistindo de uma intervenção séria na sociedade, melhorando a vida das famílias com que tantos enchem a boca hipócrita. Mas como o Centeno foi para o Eurogrupo, certamente que serão pulverizadas situações como as encontradas nos ePIRLS acerca dos recursos disponíveis na casa dos alunos para apoiar as suas aprendizagens, sejam os livros e as habilitações dos pais, sejam os próprios zingarelhos tecnológicos. Repare-se que entre quem tem mais recursos em casa e os que têm apenas recursos “médios” a diferença no desempenho é de 43 pontos (561 e 518, respectivamente), sendo menor o efeito da falta de dispositivos digitais (a diferença baixa para 27 pontos).

E que tal reparar na “diferença colossal” entre os recursos acessíveis aos alunos em casa nos países do norte da Europa, Canadá ou mesmo Irlanda e os que os nossos têm. Certamente será porque os nossos economistas e políticos têm sido dos melhores ao nível do desenvolvimento do país e das condições de vida de grande parte da população. Só pode…

ePIRLSePIRLSb

Um tipo anacrónico como eu conclui (certamente de forma errada e míope do ponto de vista conceptual) que a falta de recursos domésticos para apoio ao estudo é um factor muito importante e que essa importância é maior no caso dos suportes mais tradicionais.

(mas como se sabe eu sou arraçado de matusalém do restelo e não recorro a gel na careca)

5 thoughts on “ePIRLS 2016 – Os Recursos em Casa

  1. excelente post ! não tenho tido tempo ultimamente para fazer uma análise mas, o que me incomoda, é que existem dezenas de palermas nos organismos do ME que deveriam fazer esta e outras análises com cuidado, com isenção técnica e com qualidade e limita-se a press releases para denegrir e rebaixar os zecos

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.