Isto É Um Suponhamos

Parece-me incontroverso que os resultados no PIRLS foram abaixo do desejável. Assim como me parece claro que os alunos que fizeram estas provas foram os que levaram com as novas metas curriculares do mandato de Crato em cima do lombo, com uma série de disparates para os quais foi chamada a atenção logo que entraram em discussão e foram aprovadas. Parte desse disparates é endémica, pois os programas e metas são, em regra (com algumas excepções) da autoria de pessoas muito doutoradas em coisas e investigações especialíssimas, mas que do 1º e 2º ciclo têm uma visão do tipo voo de ave lá no alto do monte a olhar cá para baixo. Do trabalho com a miudagem no concreto têm uma visão episódica, em investigações â medida ou visitas vip. Há excepções mas são isso mesmo. As metas para Português dos tempos de Crato padeciam desse mal em excesso. Mas o Português também foi vítima da obsessão com a Matemática e com a prioridade que lhe foi atribuída, como se as Letras e Humanidades fossem coisas para observar como inutilidades sem grande aplicação no mundo dos negócios e dos empreendedores (neste mandato são para semestralizar). Essa obsessão trouxe-nos – pelo menos em parte – uma melhoria do desempenho em Matemática nos TIMMS 2015.

De quem era, nesse caso, a responsabilidade pelo “sucesso”? No final de 2015, o actual SE Costa reclamou logo a responsabilidade para os governos do PS, anteriores a Crato, mas a descida em Ciências já se devia a este. Já Crato, claro, reclamava para si a responsabilidade pela coisa, pois era a ele que se deviam as novas metas da Matemática.

A dúvida que se me coloca, de forma recorrente é: alguma vez esta malta tem a coragem de, de uma forma sincera e clara, sair da frente e deixar de reclamar sempre os sucessos e descartar-se dos insucessos?

2 thoughts on “Isto É Um Suponhamos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.