Uma Conversa Séria Só Se Pode Ter Com Argumentos Sérios

Não é o caso de Paulo Trigo Pereira quando escreve que “o que está em causa é algo inteiramente novo e distinto que é o problema do que poderemos chamar de “retroativos”, isto é, como considerar o tempo em que as carreiras estiveram congeladas, em carreiras onde o tempo de serviço é um factor preponderante, onde só existe uma categoria e a progressão se pode fazer do primeiro ao ultimo “escalão” (…).

Não, não se pode chamar a isso retroactivos. Paulo Trigo Pereira sabe isso muito bem. E é pena que se preste a este tipo de espectáculo deprimente de torturar as palavras e conceitos para objectivos políticos. Ninguém está a pedir 1) a recuperação de salários não auferidos; 2) uma acção que altere o passado. Apenas se pede o cumprimento do que está no Estatuto da Carreira Docente. Que o tempo de serviço prestado seja contabilizado enquanto tal. Ninguém pede a alteração do tempo passado, bonificações, extras, benesses especiais que alterem as regras legisladas.

O que Paulo Trigo Pereira pretende é mesmo baralhar as coisas, dar a entender algo que não é verdade, “desconversar” como refere em outra parte do seu texto, cuja especial vantagem se encontra – em meu escasso entendimento de não economista e certamente não convertido às conveniências da real politik – nesta passagem que vem mesmo antes do excerto acima:

O que está em causa, como já se percebeu, (…) Não é o incumprimento do programa de governo que está a ser cumprido (reversão de cortes e descongelamento respetivamente na primeira e segunda partes da legislatura), nem dos acordos do PS com os partidos à sua esquerda.

debate-1-story

One thought on “Uma Conversa Séria Só Se Pode Ter Com Argumentos Sérios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.