Simplismo Dicotómico

Vi parte de uma entrevista na RTP3 com João Magueijo em que ele se arrepelava com a “falta de cultura científica” em Portugal. E depois argumentava algo do género… pois, pois, é muito importante conhecer o Camões ou o Fernando Pessoa (e que até gosta do Herberto Hélder e tudo) mas é fundamental para o futuro ter conhecimentos científicos e  que quando fala com pessoas em Portugal a sua ignorância é enorme. Mas eu aposto que sabem nomear o Einstein ou o Pasteur ou o Fleming que podemos considerar uma espécie de clichés para as Ciências como o Camões e o Pessoa para as Humanidades. Porque se vamos entrar pelos detalhes da “cultura científica” quais os paralelismos que podemos estabelecer? Ao que equivale conhecer a teoria dos quanta? Às grandes batalhas da I Guerra Mundial? E a penicilina? Aos preparativos do Dia D?

Quando começamos com queixinhas deste tipo – de um lado ou do outro, sendo que agora o currículo está bem inclinado para as STEM – será que isso revela a faltra de cultura científica dos outros ou apenas os nossos próprios défices? EM vez de Herberto Hélder conhecerá Magueijo António Ramos Rosa? Em vez de Camões saberá quem foi Sá de Miranda? Em vez de Pessoa já leu Mário de Sá Carneiro? Acredito que sim. Percebo que simplificou o argumento, mas não é isso que se espera exactamente de quem acha que percebemos pouco de coisas complexas. Porque uma coisa é simplificar a complexidade para melhor compreensão e outra é ser simplista assumindo que os outros são simplórios.

No meu caso continuo fascinado com o gato de Schrödinger e com tudo o que envolve as probabilidades no comportamento das partículas foi essencial para eu perder qualquer crença em determinismos mesmo no mundo físico; apesar de não perceber nada da equação sobre a função de onda ou de não conseguir compreender todos (nenhuns?) os meandros da interpretação de Copenhaga.

cat

4 thoughts on “Simplismo Dicotómico

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.