O Santo Iavé nos Céus continuará a funcionar na maior das opacidades, permitindo que, ao ocultar do público a responsabilidade pela concepção dos exames e outras provas, exista quem continue a beneficiar desse estatuto que faz saber no seu ambiente de proximidade, enquanto impede uma responsabilização clara pelas falhas que sucessivamente se vão encontrando, incluindo as que são naturais nestes processos. E quando se verificam denúncias, a menos que tenham larga divulgação nas “redes sociais”, a falta de transparência e o amiguismo facilitam a resolução nos bastidores das gravíssimas falhas éticas como aquela que anda há meses para ter resolução, não me admirando eu nadica de nada que acabe num arquivamento por falta de provas disto ou daquilo.
Previsões para 2018 são pouco interessantes. Seria mais interessante conhecer as previsões de Paulo Guinote para Portugal em 2028!
GostarGostar
Para 2028?
Vou pensar nisso… mas, desde já, prevejo aposentações aos 70 anos, o envelhecimento irrevogável do corpo docente e um nível de sucesso a rondar os 103% e o abandono em -2,1%, fruto das políticas educativas certeiras das últimas décadas, destacando-se os mandatos de João Costa entre 2019 e 2023 e de Santana Castilho entre 2023 e 2027.
GostarGostar