A Moda dos MOOC

Vou em breve fazer algo similar a um mooc depois de perceber que a dimensão do “massivo” é a menos importante. Mas a moda dos mooc está aí para lavar enquanto durarem verbas para apoiar este tipo de “ferramenta de formação”, que se diz ser toda século XXI.

E eu acho que a ferramenta tem, com efeito, muito a ver com a forma como agora estas coisas são encaradas pela via do oportunismo, superficialidade e foguetório.

Porquê?

  • Desde logo, porque se baseia na produção de materiais-padrão para consumo “massificado”, sendo especialmente interessantes os que ensinam de forma massificada como se deve praticar o ensino diferenciado e individualizado.
  • Em seguida, porque em nome de uma maior comodidade e flexibilidade para os formandos, desloca para eles quase todo o ónus do “equipamento”. Quem participa necessita de o ter em casa (pode ser no local de trabalho, mas em muitos casos o horário é incompatível com isso).
  • Em terceiro lugar, por agora, porque a verificação do trabalho dos formandos é mesmo à distância e tão virtual em alguns casos – estou a lembrar-me de coisas como cursos de administração e gestão escolar que até são bem pagos pelos aspirantes a directores do futuro, mas não só – que as possibilidades de controlo da execução do “produto” da formação é algo – vamos usar um eufemismo – ténue e bastante desadequado ao conteúdo da formação – neste caso, mais aquela que incide sobre o desempenho em sala de aula.

Mas, claro, quem critica estas coisas é porque não se conseguiu “adaptar” aos novos tempos e às imensas possibilidades que as novas tecnologias abriram para a massificação do ensino, da formação, de tudo.

Teia

Anúncios

7 thoughts on “A Moda dos MOOC

  1. Os MOOC foram grande moda no final da década passada e foram um grande flop. Têm tido ultimamente MUITO dinheiro por trás para serem “recuperados” como modernice pois existem vários interessantes por detrás dessa nova estrategia mundana(entre editoras e empresas opsss já estou a dizer coisas a mais). Conheço uns quantos que se têm “aguentado” como investigadores graças ao Ilha-rning. Alguns muito mauzinhos (cientifica e pessoalmente).
    Falharam por várias razões, procurem na literatura(I’m not your butler). E tenho a certeza que continuaram a falhar

  2. Os MOOC da SchoolEducationGateway são, para mim, muito bons. Procurem em European Toolkit for Schools. Há a versão em Língua Portuguesa. E também os desenvolvidos pelo eTwinning. Registam-se em ambos e recebem as novidades.
    Bons cursos, porque é bom aprender até morrer!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s