Vou em breve fazer algo similar a um mooc depois de perceber que a dimensão do “massivo” é a menos importante. Mas a moda dos mooc está aí para lavar enquanto durarem verbas para apoiar este tipo de “ferramenta de formação”, que se diz ser toda século XXI.
E eu acho que a ferramenta tem, com efeito, muito a ver com a forma como agora estas coisas são encaradas pela via do oportunismo, superficialidade e foguetório.
Porquê?
- Desde logo, porque se baseia na produção de materiais-padrão para consumo “massificado”, sendo especialmente interessantes os que ensinam de forma massificada como se deve praticar o ensino diferenciado e individualizado.
- Em seguida, porque em nome de uma maior comodidade e flexibilidade para os formandos, desloca para eles quase todo o ónus do “equipamento”. Quem participa necessita de o ter em casa (pode ser no local de trabalho, mas em muitos casos o horário é incompatível com isso).
- Em terceiro lugar, por agora, porque a verificação do trabalho dos formandos é mesmo à distância e tão virtual em alguns casos – estou a lembrar-me de coisas como cursos de administração e gestão escolar que até são bem pagos pelos aspirantes a directores do futuro, mas não só – que as possibilidades de controlo da execução do “produto” da formação é algo – vamos usar um eufemismo – ténue e bastante desadequado ao conteúdo da formação – neste caso, mais aquela que incide sobre o desempenho em sala de aula.
Mas, claro, quem critica estas coisas é porque não se conseguiu “adaptar” aos novos tempos e às imensas possibilidades que as novas tecnologias abriram para a massificação do ensino, da formação, de tudo.
Mas que raio são os MOOC?
Das duas uma: ando muito distraído ou, então, apenas tenho tempo para dar aulas!
GostarGostar
http://whatis.techtarget.com/definition/massively-open-online-course-MOOC
GostarGostar
Os MOOC foram grande moda no final da década passada e foram um grande flop. Têm tido ultimamente MUITO dinheiro por trás para serem “recuperados” como modernice pois existem vários interessantes por detrás dessa nova estrategia mundana(entre editoras e empresas opsss já estou a dizer coisas a mais). Conheço uns quantos que se têm “aguentado” como investigadores graças ao Ilha-rning. Alguns muito mauzinhos (cientifica e pessoalmente).
Falharam por várias razões, procurem na literatura(I’m not your butler). E tenho a certeza que continuaram a falhar
GostarGostar
Os MOOC da SchoolEducationGateway são, para mim, muito bons. Procurem em European Toolkit for Schools. Há a versão em Língua Portuguesa. E também os desenvolvidos pelo eTwinning. Registam-se em ambos e recebem as novidades.
Bons cursos, porque é bom aprender até morrer!
GostarGostar
Ah! Não dão créditos! Mas também, who cares?
Divirtam-se e conheçam parceir@s de outr@s países! Há partilhas e avaliações interpares!
GostarGostar
Sem créditos ?
Sem créditos não dá Mooca !
GostarGostar
Já mooquei! 😉
GostarGostar