E no site da Fenprof tem assim uma espécie de mosaico de imagens a mostrar muita gente numa grande reunião unitária. E lembrei-me de 2008. E depois do entendimento. E lembrei-me de 2010. E depois do acordo das pizzas. E lembrei-me de 2013. E depois do acordo com o Crato para acabar com a greve às avaliações.
Mas não me lembrei daquelas pessoas ali na zona central partilharem o quotidiano docente há muito tempo, pois fazem da pseudo-luta uma profissão a tempo inteiro e não @s reconheço como colegas. Não há nada a fazer, tudo acabará como antes numa mão cheia de nada anunciada em forma de vitória? Estou a ser derrotista e a fazer o “jogo da Direita”? Mas não são as “esquerdas” que estão no Poder a lançar as cartas?
O pior é quando um tipo já se está a praticamente a [pi-pi-pi] para isto tudo, apenas estando interessado em, saber em que lista aparecerão alguns daqueles rostos daqui a ano e meio. Alguns dos “novos” de há uns anos já se encostaram.
(no site do colectivo não vem a autoria desta foto panorâmica; não me voltem a lançar o aposentado vargas às canelas por causa disso)
Se esta malta fosse de esquerda, se o governo fosse de esquerda, pagavam aos Professores estes anos de congelamento. SE…
Reposicionavam-nos onde devíamos, por direito, estar.
Não era por isso que criticavam a direita, quando esta estava no poder? Então e agora? Mudaram as moscas mas a merda é a mesma?
GostarGostar
Não mudaram todas as moscas, como já deve ter entendido.
GostarGostar
A Vespa das entidades europeias e dos défices e da austeridade e dos fmis e afins continuam por aí.
Faça-se um referendo. Quer continuar no euro?
Afinal como é que é?
Se quer (a maioria, por certo,) aguentem.
Se não querem, terão de aguentar tb.
Mas entre um aguentar e o outro há um mundo de diferenças.
A diferença entre o aguenta e está calado!
E o aguenta e geres o teu país por outros caminhos.
Ponham lá a cruzinha!
GostarGostar
Republicou isto em Primeiro Ciclo.
GostarGostar
Tratam-se bem !
Olissippo Hotels, 4 e 5 estrelas .
Não se contentam com “miminhos de Azeitão” .
🙂
GostarGostar
Mas acabou mal,
GostarGostar
Cristo só precisou de 11 acólitos e reformou-se aos 33.
GostarGostar
…sempre gostava de saber qual a percentagem, dos aqui presentes, que vai, de imediato, para o 10• escalão….
Aposto que seria surpreendente…ou não… !
GostarGostar
E sem ver o interior de uma sala de aula sem ser em visita vip.
GostarGostar
Não aplicável. Não generalizável.
GostarGostar
Assim mais ou menos como os diretores…sem verem o interior de uma sala de aulas e agora também sem eleições. Lembra-me a Coreia…do Norte.
GostarGostar
Aposto que vão todos. 100% portanto. Isto não incluindo o fotógrafo.
Aliás, estavam neste momento com os respectivos registos biográficos a fazer contas à vida , aos seus reposicionamentos e/ou progressões.
GostarGostar
Estou farta desta gentalha. Nao acredito mais nesta palhaçada. Enquanto a musica for a mesma, nem mais um cêntimo vou perder. Falam dos políticos mas eles comportam se como eles, alias, pior . São sempre os mesmos há décadas, nao há renovacao ? Nao há eleições nos sindicatos? ahh pois, faz de conta que ha. Pois porque, voltar a escola, dar o corpo ao manifesto cansa.
Vamos continuar a acreditar que eles nos defendem, sim, sim… Esperem sentados .
Bom fim de semana a todos os trabalham
GostarGostar
É por isso que nunca fui sindicalizado, Iria.
Só acredito que são meus representantes aqueles que, como tu, estão ali, na sala ao lado da minha, a dar aulas como eu. Esses são nossos colegas. Sindicalistas são indivíduos que, não tendo chegado a políticos de primeira linha, querem viver sem trabalhar. A “Senhora” que os pariu a todos!
Bom fim de semana.
GostarGostar
Já nem o direito de me representar lhe concedo. De facto eles existem apenas para se servirem, e bem. Toda a razão, amigo Chorão, eles nao são, nunca foram nossos colegas. Bom fim de semana.
GostarGostar
Este ano há uma professora na escola que tb pertence a um sindicato.
E não é a 1ª vez.
Têm algumas horas de redução, lá isso terão.
Mas também participam no “processo ensino aprendizagem”, ou seja, também “dão aulas”.
GostarGostar
Olhe a demagogia!
E depois indignamo-nos quando por toda a CS e redes sociais lemos e ouvimos o mesmo argumentário sobre todos nós.
GostarGostar
Cara F:
pode ter a certeza de que o que escrevi acima é a opinião de milhares de Professores. Não será, certamente, a dos ditos “lutadores”. Ainda bem que não concordamos.
Demagogia? Demagogia é um indivíduo que não dá uma única aula há mais de 20 anos dizer-se “professor”. É como um marmanjo de 50 anos dizer-se adolescente só porque o foi décadas atrás…
GostarGostar
Eu conheço um gajo que tem uma bela redução para fazer umas rodadas pelas escolas e berrar com quem lhe faz perguntas. Claro que é uma excepção. Naquela mesa não há demagogia que chegue para colocar um pingo de vergonha na facção Mário/Lucinda.
E mantenho.l
Claro que há muita gente boa nos sindicatos. Gosto de muit@s colegas com essa difícil missão. Mas conheço uns quantos parasitas. Naquela mesa… ocorre-me – claro – um gajo que, no que me toca, é um troca-tintas dos grandes.
GostarGostar
Ainda estará para aparecer o” Manual dos Sindicatos para Dummies”.
GostarGostar
Uma boa forma de lidar com os sindicatos oficiais poderá ser esta?
GostarGostar