Saudades de Há 20 Anos?

De ter menos 20 anos e ainda acreditar um pouco que as coisas podiam melhorar? Sim. Do resto? Nem por isso. Havia maior companheirismo, boa disposição nas salas de professores? Sim. Quanto ao resto? Nem por isso. Há 20 anos tem a vantagem de ser a.MLR. Quase só isso. Agora é melhor? Não, em muita coisa. Mas tenho saudades de ser contratado, andar em mini-concursos, feitos em papel, de cae em cae, sem subsídio de desemprego até estar colocado, quando calhava lembrarem-se de ir ver as vagas por preencher? Nem por isso. Mas eu tive um percurso atribulado, andei por fora, fiz outras coisas, não fiquei efectivo aos 25 anos, ali por 1990 ou pouco depois, com muita gente da minha geração. Ou ainda antes, como muita gente com mais uns cinco anos. Há quem diga que passou por muito, mas que esteja instalada desde essa época, pelo que tem saudades dessas acalmias. Mas a vida não era assim para todos. Quando nos ríamos das exposições da área-escola feitas em 99,9% por alguns colegas que adoravam ficar bem no retrato. Quando nos queixávamos do laxismo disciplinar induzido pela legislação burocrática dos tempos do guterrismo-benaventismo.

A prova maior do envelhecimento do corpo docente é que já se esqueceram de como eram as coisas ou, em alternativa, já se querem refugiar num passado mítico. Estamos melhor? Depende. A carreira desapareceu, é certo. Ou foi triturada. O companheirismo das salas de professores de há 20-25-30 anos é quase uma miragem. Mas isso é porque somos os mesmos, todos esses anos depois e uma série de benaventes, rodrigues e cratos depois. Se olharem bem, os azevedos, valteres, alaízes, roldões e verdascas continuam por aí, como já andavam então. A espalhar a palavra que já na altura anunciavam como nova. A clamar por sucesso, mas sem empurrando sempre a responsabilidade para os outros. Como agora.

Há quem sinta nostalgia ou algo parecido. Eu não.

O futuro não foi o que era para ter sido? Certo, certo, mas isso não muda o passado.

Coelhorelogio

4 thoughts on “Saudades de Há 20 Anos?

  1. Sinto nostalgia de mim…Era mais entusiasta, mais crente, mais jovem, certo.
    Tinha os meus dossiês de legislação que escudavam o exercício de cargos e afins…Algo que, agora, me é completamente impossível fazer, com tanto gregório burocrático…Estou constantemente desactualizada.
    Encontrava sempre um bom grupo de trabalho e de tasquinha…Hoje “uma miragem”, de tão casmurros, obtusos, cansados, sei lá,… que limitam a camaradagem a assuntos de futebol, política (passiva) e gaijas.
    Sinto falta dos colegas com os quais abalroava tudo e todos. Nada ficava por fazer e era feito com prazer!
    …não recuaria 20 anos, não, pois o caminho é em frente e, há 20 anos, não estaria a comentar o que escreveste porque não tinha computador nem internet, he,he.
    Bom dia.

    Gostar

  2. Eu sinto nostalgia de muitas coisas boas que a escola tinha, em particular da alegria e entusiasmo de muitos e do que se conseguia fazer, apesar dos obstáculos, Quase sempre, gostava de ir trabalhar…Recordo diversas lutas e o “travão” que a FENPROF ia colocando,,, até que me dessindicalizei com um texto em que afirmava que estava farta de ir “de vitória em vitória”…. até à derrota final.
    Há 2 anos aposentei-me com 40 anos de serviço e 66 de idade – não o pude fazer antes por questões legais.
    Não deixei de acompanhar o que se passa no mundo das escolas, através de textos e amigos que ainda leccionam…Mas sinto-me muito bem por não me ver envolvida em tantas situações que repudio,,,
    Tem sido difícil deitar fora materiais de 40 anos… mas, ontem, foram 3 dossiers de legislação… Os testes vão indo…,
    E troco mensagens e almoço com alunos que me marcaram…Da escola onde estive, entre 1986-2016, mantenho contacto regular com 5 Colegas… muito poucos, como se vê…Sempre tive muito mau feitio….

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.