Sábado

A Autoridade Tributária é um serviço especialmente eficiente e chato desde que nos apanhe o mail. Mas o Março começou, avisou-me que tenho de pagar o IUC, um imposto particularmente abusivo e estúpido num país onde eles abundam. Um carro com 3 anos, com 1,6 a gasóleo, tem de pagar quase 150 aérios pelos vistos para poder “circular”, sendo que para o comprar já paguei um IA do caraças e para o abastecer mais de metade do dinheiro do combustível vai em taxas e impostos e se quero usar uma estradita melhor pago portagem. Quanto a “circulação” estamos falados. E para o ano tenho de ir fazer aquela inspecção em que me arrisco a não passar, enquanto alguns jeitosos andam aí a largar nuvens de fumo e ninguém os pára. Há quem diga que só assim o “Estado” tem dinheiro para nos prestar os imensos e privilegiados serviços de que dispomos. Que se não queremos pagar impostos temos de prescindir do “Estado Social”! A sério? Acabam-se escolas e centros de saúde, mais os tribunais e as reformas se quem compra um carro não tiver de pagar um iuc completamente disparatado?

E não me venham com o recurso aos transportes públicos. Aqui em casa não há qualquer possibilidade de deslocação para os locais de trabalho (qualquer deles a cerca de 20 km) através de transporte público, sem ser com um mínimo de duas ligações e perto de uma hora e meia (acrescendo o trajecto a penantes da estação de destino mais próxima), sendo que no meu caso o horário dos dois autocarros matinais é completamente incompatível com a minha entrada na escola e para regressar seria igualmente o bom e o bonito. Não uso transportes públicos porque os mesmos são uma lástima em termos de acesso e horários de/para onde vivo, não por capricho.

E já agora… em relação a este tipo de impostos, não encontro diferença entre esquerda e direita, por muitos que uns digam que querem aumentar o rendimento das famílias e os outros que querem diminuir a carga fiscal das famílias. A verdade é que uns tiram com uma mão e bastante rapidez aquilo que dão devagarinho com a outra. E os outros preocupam-se mais com a tsu dos patrões e o irc do que com os impostos sobre o mexilhão, dos quais o iuc ou o imi são uma espécie de amarras permanentes.

Choque en dibujo

4 thoughts on “Sábado

  1. e pior é ter um carro a gasolina, com cilindrada mais baixa do que muitos carros diesel de gama superior, a pagar mais IUC do que esses…(e sabendo agora, que as medições de CO2 nos diesel foram uma farsa…)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.