Falta de Equidade nos Exames Nacionais

Publico o que me chegou por mail há uns dias, após autorização da remetente. Acrescento que a situação em História da Cultura e das Artes ainda é mais problemática, pois o exame (no ano passado) incluía todos os módulos.

Boa tarde,

Vimos por este meio contactá-lo no sentido de lhe pedir ajuda e conselho numa problemática que nos tem vindo a inquietar sendo esta a seguinte : verificamos que a duração do exame Nacional de História A é de 120 minutos (+ 30 de tolerância) enquanto que os exames Nacionais de Matemática A e Desenho A têm 150 minutos (+30), o que nos suscita um sentimento de falta de equidade pois ambos os exames são exigentes.

Já abordamos vários partidos políticos, tendo inclusive obtido resposta de alguns (PAN, BE, CDS-PP, PCP,  Nós cidadãos, Juntos pelo Povo, o deputado Porfírio Silva e a Casa Civil do Presidente da República). Em resposta ao nosso problema o PAN até requereu ao Ministério da Educação uma pergunta.

Questionámos outras entidades (IAVE, DGE, Ministério da Educação, Associação Nacional de Professores de História, Academia Portuguesa da História, Júri Nacional de Exames, entre outras), tendo obtido resposta de várias, mas a maioria reencaminha-nos para os vários departamentos do IAVE, que, por sua vez, nos reencaminha para outros num círculo vicioso sem fim à vista, sem conseguirmos obter, nenhuma resposta objetiva.

Decorridas estas etapas, tomámos a liberdade de consultar o Sr.professor,  e lhe pedir auxílio para resolvermos isto ou conseguirmos uma explicação credível.

Com os melhores cumprimentos  em nome do nosso grupo,

Ana Rita Sencadas, aluna da Escola Secundária Rocha Peixoto, Póvoa de Varzim

ed-bang-head-o

 

 

2 thoughts on “Falta de Equidade nos Exames Nacionais

  1. O tempo não me parece desadequado.
    O “desadequado” são os módulos de 10º e de 11º no exame de História A.
    Quanto a HCA, este percorre mais de 25 anos de arte…é muito!
    Mas o que, realmente, é de bradar são os critérios de classificação. Sou classificadora de ambos os exames e já andei às turras com o IAVE. Não adianta, mesmo provando A + B que a resolução não passa pelas propostas do IAVE!
    A malta acaba por corrigir e classificar com o seu “bom senso” …o que, manifestamente, não contribui para qualquer equidade.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.