Tudo muito calmo. Nota-se que a adesão à greve é mais forte no topo do que na base. A vontade de ter o tempo de congelamento de volta e ir embora é enorme. Entre contratados, posso estar enganado, mas a adesão roça o nulo.
Mas quem interpretar que uma baixa adesão é sinal de pouca insatisfação estará muito enganado. A insatisfação é enorme, talvez a maior de sempre, só que aliada a outros sentimentos. Percebe-se que existe uma enorme descrença nas duas partes negociais e uma desconfiança instalada quanto à eficácia da geringonça educativa no que aos professores de carreira (os “velhos”) diz respeito.
(e não acredito que a reunião de ontem tenha sido mais do que coreografia para consumo público e, de forma paradoxal, validar a opção sindical pela greve… o governo não está interessado em ceder, se o fizer será mais tarde, em cima do orçamento pré-eleitoral)
Exacto até na estratégia os sindicatos são de pacotilha.no próximo ano fiam mais fino. acredito em mais algumas cedências tipo mais um ano e dois meses.
Forcem a clarificação na componente lectiva e não lectiva e falem nas rescisões de contrato. Mais vale isso do que nada.
Talvez alterem a forma de ir para a reforma.
Uma coisa é certa ou conseguem algo em 2019 ou esqueçam de todo. para a frente dessa data.
GostarGostar
Governo e sindicatos irmanados na defesa de uma alimentação pouco saudável. Andam a comer muitos congelados.
GostarGostar
Mas sabe que nunca se deve voltar a congelar o que já foi descongelado, certo? É das mais elementares regras de higiene alimentar 😉
GostarGostar
A higiene é estranha a certos acordos com fast food.
GostarGostar
Coreografia…
Bem apanhado!
PC e BE fazem papel decorativo.
Azulejo – “Cuidado com o cão!”
GostarGostar
Prefiro que os sindicatos lutem pela abolição de barreiras no acesso ao 5º e 7º escalões do que por tudo o resto.
GostarGostar
Aceito uma solução mista. MAs 9 anos é muito tempo. E enquanto a lei disser que as vagas para o 5º e 7º escalão são definidas, anualmente, pelas Finanças é uma carta em branco.para o arbítrio.
GostarGostar
E nove anos são muito tempo.
GostarGostar
Eu também acho isso. É muito injusto a existência de barreiras após 9 anos e tal de congelamento. Para a maioria dos sub-7º escalão será o congelamento de uma era glacial (até à idade de reforma).
Para mim, que estou a meio, seria mais justo compensar que esteja nos primeiros escalões do que nos últimos ( sobretudo posicionar colegas no 10º escalão ).
GostarGostar
Amanhã será a greve aqui pelo Alentejo.
Não vou fazer. Tenho 2 turmas a fazer teste. Se adio para a próxima semana não terei tempo de os ver antes do final do período.
O timing desta greve foi péssimo, esta semana é de avaliações. Os sindicatos sabem isso perfeitamente. Logo, a greve é mais uma teatralização do famoso “agarrem-me senão vou-me a eles!” Ou seja, é só para parecer que se fez alguma coisa mas sem querer causar verdadeiro dano, até porque os chefes apoiam o governo.
Farto de toda esta palhaçada. Mais que farto! Governo, sindicatos? O raio que os parta a todos por igual!
GostarGostar
/www.youtube.com/watch?v=VELQ39QAYP4
GostarGostar
Eu contratado me confesso. Fiz greve.
Revoltado com muita coisa, triste por os sindicatos só se concentrarem na luta de quem está na carreira… Vamos acreditar, como diz um colega meu, que se melhorarem as condições de quem lá está, eventualmente a base também beneficiará.
GostarGostar
A minha vénia a quem consegue ver mais além e não apenas os dois últimos escalões da carreira.
GostarGostar
Sorteio para as progressões é que era.
GostarGostar
Os sindicatos nem a democracia nas escolas conseguiram repor ( nem custava dinheiro!!!!!) e ponha fim a muitas arbitrariedades e perseguições que estão a infernizar a vida dos professores… os comissários políticos estão a fazer o/um trabalho sujo a troco de “trinta dinheiros”.
Já conseguiram o que queriam o 10º escalão… para uma minoria de privilegiados, onde eles , seguramente, se incluem e que ainda estão, na sua maioria, a beneficiar de 8 horas de redução. Tudo para os mesmos.
Nota: nada me move contra o 10º ou os décimos, mas não deixa de ser curioso que cortaram naquilo que era uma expectativa, legítima, de carreira, à entrada, a uns, e ofereceram-lhes um índice de topo que nunca foi expectável e onde os sub5 NUNCA conseguirão chegar, a outros. Como explicar?
GostarGostar
Mas há já alguém no 10º escalão? Parece-me a cenoura à frente do burro… desde que nasceu…
GostarGostar
Essa é que essa.
GostarGostar
Há 23 anos nisto e mais dois no 3º escalão.
De modos que minha manhã foi passada numa espécie de greve de zelo, estou farta de perder euros com greves que não levam a nada. Hoje foram 4 tempos, os alunos estiveram nos computadores a fazer pesquisa e eu estive a descansar, vai resultar em trabalho para avaliar mas foi um dia flexível e calmo como se pede.
GostarGostar