3ª Feira

Entrados da recta final do período, regressa aquela azáfama em torno das grelhas e das avaliações, às quais ando cada vez mais imune. Em especial no Ensino Básico, com gente que anda no ofício há décadas, quando ainda nem está em causa a transição ou retenção dos alunos, acho que os níveis de stress só se elevam porque há um qualquer equívoco em relação a tudo isto. E, repare-se, eu até sou favorável a provas externas de avaliação (não confundir com as de aferição actuais). Mas não entendo certas azáfamas de última hora de cascatas de dúvidas existenciais. É verdade que tenho a sorte de ter turmas em final de ciclo (6º, 9º), de que já conheço os alunos de trás para a frente, na transversal e de fora para dentro.

Feita a auto-avaliação, nenhum aluno achou merecer mais do que a hetero-avaliação que irá ter. As surpresas serão apenas “para cima”.

Isto não é auto-elogio, é apenas experiência acumulada que ajuda a descomprimir no fim das corridas em vez de sprints até cair para o lado. Não precisei de fazer “formação” para o coping, nem acho que seja uma questão de “mudança de paradigma”. Apenas bom senso qb, muita clareza, diálogo e pouca abertura para tretas.

Confesso, esta seria das semanas mais calmas do ano, não fossem as burrrocracias para registo oficial dos actos.

100

(o curioso é que entre os mais stressados com grelhas para registo e cálculo da avaliação está gente que se afirma figadalmente contra este tipo de processo…)

6 thoughts on “3ª Feira

  1. É mesmo . E aqueles que levam tudo para casa … para se apresentarem no dia ” d ” com tudo muito bem feitinho. Com a letra muito redondinha…não se aguenta .
    E são os mais contestatários …mas que gostam , gostam ! E muito !
    Até levam bolos e caramelos para a sua reunião. 😍

    Gostar

  2. 🙂
    Sim. Por esse prisma concordo.
    Mas …antiguidade + caramelo acaba sempre a “cair no goto “…
    …Traz copo de água,agora é a falta o ar,muito espirro,vem a tosse,peço desculpa mas tenho de ir lá dentro,muito riso colectivo ( adoram estas cenas ) e há que saber aguentar…
    Única solução – colegas ,estamos a ficar atrasados e tenho outra reunião a seguir . Quando acabar o tempo previsto para esta, salto logo para a outra.Se hoje não der tempo,marca-se novo dia para acabar.
    Nunca falha/falhou.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.