Um Exemplo Pessoal, Por Certo Míope, do Enorme Investimento nos Professores Portugueses de que Fala a Sumidade da OCDE que nos Faz a Honra de Visitar a Cada Quinzena, Andreas Schleicher de Sua Graça

Vou falar com vistas curtas, tadinho d’eu que só sei ver dos meus interesses corporativos e pessoais, que não existam dúvidas acerca disso, acerca do assunto mencionado na longa epígrafe.

Em 2003, tinha eu 38 anitos quando passei ao índice salarial 218 (7º escalão) da carreira docente. Estava a fazer o doutoramento em História da Educação que entreguei em Outubro de 2006 e defendi em Abril de 2007. A perspectiva era passar ao índice salarial 245 (8º escalão, mesmo sem qualquer bonificação) em meados desse ano.

Afinal, depois do enorme “investimento” nos professores portugueses e à “reconfiguração” da carreira docente, cheguei a esse índice salarial há pouco mais de duas semanas, com efeitos apenas em Abril, ou seja, 11 anos depois do previsto, sendo que agora estou no 6º escalão e em vez de 2 escalões até ao topo, me faltam 4, com quotas pelo meio. Acrescente-se que, mesmo quando acabarem de me pagar por completo o aumento salarial (em finais de 2019), estarei, em termos nominais, a ganhar o mesmo que há 14 anos.

Sim, sei que o Schleicher diz que o dinheiro não é tudo na vida dos professores, que o importante é estarmos motivados, sentirmo-nos apreciados, acarinhados, conscientes do valor social que nos é dado.

Bullshit, Andreas!

Turd

13 thoughts on “Um Exemplo Pessoal, Por Certo Míope, do Enorme Investimento nos Professores Portugueses de que Fala a Sumidade da OCDE que nos Faz a Honra de Visitar a Cada Quinzena, Andreas Schleicher de Sua Graça

    1. Devia ter vergonha de por essa gente como defensora dos professores. Lembro que na altura da MLR os sindicatos acordaram está treta dos novos escalões para não terem que ter aulas assistidas como o resto do povinho. O problema era a avaliação. São os máximos responsáveis de que com 19 anos de serviço, 14 destes no quadro, ainda não tenha subido para o 2º escalão. Se são esses os que me vão defender venha já a corda, não quero que tirem mais dividendos da “nossa luta”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.