Com Um Pouco de Esforço…

… talvez consiga perceber o que isto tem a ver com a média para o acesso ao Ensino Superior.

Durante cinco anos letivos, as melhores médias dos alunos do 7.º, 8.º e 9.º ano — o terceiro ciclo do ensino básico — foram a Educação Física. Os números são de um estudo da Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e da Ciência (DGEEC), os mesmo que também mostra que os piores resultados dos alunos continuam a ser os de sempre: Matemática e Português.

Que a autora da prosa utilize a terminologia de “valores” para a escala do Ensino Básico deixa-me seguro sobre o seu conhecimento aprofundado destas matérias.

Quanto ao representante dos professores de Educação Física, as suas declarações são algo caricatas, porque ele faz uma afirmação que parece cheia de rigor, só não explicando qual o “perfil” de aluno que é “beneficiado” e quem é “prejudicado”. Sim, acredito que alunos maus em em Matemática ou Português possam ser beneficiados pela classificação em EF. O que me incomoda é que esses sejam candidatos a cursos em que a Matemática ou o Português sejam matérias nucleares.

Nós temos também os dados do Observatório Nacional de Educação Física — que não abrange todas as escolas, mas grande parte delas — e o que nos diz em relação ao secundário é que entre 60 e 70% dos alunos são prejudicados por não terem a nota de Educação Física a contar para a média. Depois, diz-nos que 5 a 10% serão prejudicados e que para os restantes a nota não muda nada”, explica Avelino Azevedo.

Mad

(daqui por uns dias, conto-vos algo que ouvi com estas duas orelhinhas que tenho dos lados desta cabeçorra teimosa e que explica muito do que receio em matéria de falta de senso na atribuição de notas… em qualquer disciplina)

 

Uma opinião sobre “Com Um Pouco de Esforço…

  1. os 5% a 10% prejudicados podem incluir os que fiquem impedidos, por diferença da décima, de entrar nos cursos com médias mais elevadas…
    as características especificas da disciplina e respetivos critérios de avaliação, justificam as médias serem mais elevadas…

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.