Da Coragem

Como fazer uma consulta “pública”, retirando dela o que é mais discutível, impedindo assim um debate por inteiro, numa atitude de cobardia que nem em outros tempos se via. Ao menos, em tempos de MLR, a luta era “aberta”, sem estes malabarismos (havia outros, claro) por baixo da mesa como com esta nova equipa que se diz “em “diálogo com as escolas”. Outrora, podia ganhar-se ou perder-se uma discussão, podia ser tudo azedo e ser-se massacrado, mas, pelo menos, havia hipóteses de alguma coisa. Se isto é o exemplo de “democracia do século XXI” e de “competências superiores” em matéria de política que o SE Costa tem para dar, estamos conversados.

A disciplina de Educação Física vai voltar a contar para a classificação final do ensino secundário e, portanto, para o cálculo da média de acesso ao ensino superior. Este será um dos resultados da entrada em vigor do diploma que estabelece os novos currículos do ensino básico e secundário, que se encontra em consulta pública até 30 de Abril, assegurou ao PÚBLICO o secretário de Estado da Educação, João Costa.

Apesar deste efeito, não existe nada no articulado do projecto de diploma agora em consulta pública que o preveja. Segundo João Costa, “não fazia sentido” incluir explicitamente, no articulado do diploma, o fim do regime de excepção para a disciplina de Educação Física. O que justifica deste modo: “Na medida em que não está previsto qualquer regime excepcional para a classificação daquela disciplina, aplica-se a regra geral aplicável às outras disciplinas.”

A questão da Educação Física contar ou não para a média de acesso ao ensino superior é um dos temas que suscitam mais polémica entre pais e professores. Mas, na prática, encontra-se assim excluído da consulta pública. Isto porque só existe uma referência explícita a esta alteração no preâmbulo do diploma e este não acompanha o projecto que foi disponibilizado no site do Governo.

O preâmbulo faz, contudo, parte do documento que foi enviado para os órgãos que legalmente têm de ser consultados antes da sua promulgação. Um deles é a Assembleia Legislativa dos Açores e foi na sua página electrónica que o PÚBLICO descobriu o que consta nesta parte inicial do diploma e que é o seguinte: “A valorização de todas as componentes do currículo impõe a eliminação do regime excepcional relativo à classificação da disciplina de Educação Física, passando esta a ser considerada, a par das demais disciplinas, para o apuramento da classificação final de todos os cursos do ensino secundário.”

Chicken

(ao que obriga a compensação por certos apoios…)

2 thoughts on “Da Coragem

  1. Mais uma discussão/concertação para ingles ver.
    Onde estão os sindicatos para denunciar isto à comunicação social? Aaaaaa já sei onde estão, Estao a fazer autocolantes/bandeiras para a manif.

    Gostar

  2. O problema é precisamente esse. Há sempre má-fé. Mesmo em pequeninas coisas.

    Tudo o que é produzido pelo MEC (decretos, despachos, circulares) cheira sempre mal.

    Temos de estar sempre de pé atrás. É preciso sempre ler nas entrelinhas, é confuso, está incompleto, está mal redigido, etc.

    Depois, os pedidos de esclarecimentos são mais do que muitos e recebem as respostas mais díspares, dependendo do interlocutor do lado de lá, que leva meses a responder e, de preferência, o faz oralmente, que é para a coisa não ficar por escrito… ou então fica por escrito ,mas sem identificação clara do responsável do serviço…

    Estou farto desta gente, sem escrúpulos e sem coluna vertebral direitinha. É só escolioses.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.