E Por Falar em Coragem…

… o problema às vezes nem é esse, é mesmo o de distúrbios sério ao nível de um certo prazer no mal alheio.

Para acesso ao 5.º escalão existem 133 vagas e 260 candidatos, isto quer dizer que 127 docentes ainda não progridem este ano por falta de vaga.

Para o acesso ao 7.º escalão existem 195 vagas e 536 candidatos. Neste caso vão ficar de fora 341 docentes.

São 468 docentes que por falta de vaga não vão progredir com efeitos a 1/1/2018 por falta de vaga mas com todos os restantes requisitos para progressão.

O afunilamento desta progressões vai notar-se daqui para a frente pelo seguinte: são os docentes com mais tempo de serviço nestes escalões que podem integrar as vagas dos próximos anos. Assim, quem completa o tempo e os restantes requisitos para progressão em 2018 e tem apenas o Bom na avaliação vai ficar sempre atrás destes docentes nas listas do ano seguinte.

Na lista de vagas de 2019 já vão existir 127 docentes à frente de todos os que completarem este ano o tempo de serviço no 4.º escalão e 341 docentes no 6.º escalão.

E este afunilamento só tem uma forma de ser contornado.

Atribuir o Muito Bom e o Excelente aos docentes destes escalões para ultrapassarem a necessidade de obtenção de vaga para progressão.

E haverá coragem nas escolas para isso?

bok

19 thoughts on “E Por Falar em Coragem…

  1. Não basta a coragem nas escolas, é que também existe limite para a atribuição de Excelente e Muito bom, mesmo que se queira não se pode atribuir essas avaliações a todos…

  2. Já que o governo central nos trama, deveríamos nas escolas contornar isso.
    Só dar muito bom a quem está para passar para o 5° e 7° escalões.
    Qual o problema? Em escolas pequenas ainda é mais fácil !

  3. Há que fazer um esforço patriótico. Os nomeáveis deviam declinar a promoção respeitosamente. Provavelmente nem terão um aumento real significativo. Assim tramavam as Finanças porque eles não registavam os ilíquidos que depois de desnatados deixam os profes a ver navios mas melhoram os números que o Centeno arvora na Assembleia.

  4. Na minha escola, que é um agrupamento pequeno, isso nunca acontecerá, são sempre os mesmos a ter as classificações mais altas, já está a imagem feita e nem adianta mais nada.
    Também é preciso não esquecer a bonificação que se atribui a quem tem classificações de muito bom e excelente e há quem não abdique disso.

    O que eu acho vergonhoso é que muitos dos que agora ainda não vão passar estão nesses escalões desde 2004, metade de toda a sua carreira, é vergonhoso!

    1. Bonificações? E os prémios de mérito que supostamente, de acordo com o ECD, deveriam receber? Os sindicatos não falam disto porquê? Na carreira técnica superior os bónus continuaram a ser pagos, não? E aos professores que tiveram classificações de muito bom e excelente? Artigos 41º, 48º e 63º!!!!!!!! Sindicatos? Onde estão?

  5. Oi madaireiros do centro
    Oi banqueiros/políticos curruptos
    Oi Lurdesimplex avaliativios
    Oi talibans eduncacativios/Há vardascada e não só
    Não saberdes dar Bombons e Muchos Bombons!

  6. Bem depois de ler alguns comentários deste tópico percebo que a classe docente é quem ENTERRA a própria classe docente.
    E eu a pensar que eram os políticos quem nos ENTERRAVA.

    1. Sempre foi e é algo que já está diagnosticado há muito tempo. Pela minha experiência, até os que enterram admitem isso.
      Só assim os políticos conseguem fazer o que querem com a classe.

    1. Arlindovsky a classe docente é instruída mas não parece.
      Em vez de ser uma classe INTELIGENTE, é apenas mesquinha e “envolve-se” em preceitos burocráticos qe tanto gosta mas não admite. É uma classe que não tem classe para se defender.
      Começam com preceitos “legais” que facilmente se contornam no terreno a colocar dificuldades, olhandompara o seu umbigo. Umbigo esse que nunca teve filtros nas mudança de escalão(pessoal acima do 6° escalao).
      É triste mas assim enterrado-nos a nos próprios. O tempo o dirá.

  7. a única maneira de contornar é eliminar as quotas para vagas…mas é preciso uma grande dose de ingenuidade para crer em tal coisa…por isso, ou se abrem frentes de batalha com as secções de avaliação (talvez com umas tentações em oferecer ‘umas coisas’ tipo os ‘amigos pinto de sousa’…) ou resignam-se a aceitar que é uma fantasia chegar acima do 6º escalão antes da morte ou da aposentação…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.