Da Obesidade Curricular

Regressemos às declarações do preclaro e sempre assertivo SE Costa:

“Se há um problema de obesidade curricular, se o currículo está gordo, então é preciso fazer dieta”, destacou João Costa, o secretário de Estado da Educação durante o XLI Encontro Nacional das Associações de Pais que decorreu na Trofa.

Para o governante, ainda que Portugal seja “dos países onde os alunos passam mais horas por semana na escola”, o conhecimento não se consolida e “nalguns temas, os alunos não estão a aprender bem”, por falta de tempo.

Agora vejamos a “aplicação” da “dieta” ao 2º ciclo.

Matriz curricular em vigor:

Matriz2CEB

Matriz curricular “inovadora” proposta:

Curr1

De 9 disciplinas mais a Oferta Complementar e Apoio ao Estudo (e EMR para quem a queira), passamos para 12 disciplinas, mais a Oferta Complementar e Apoio ao Estudo (de onde sai o tempo para o “Complemento à Educação Artística”), mais EMR (para quem a queira).

O currículo cada vez se fragmenta em peças mais pequenas, sem que constituam um conjunto mais coerente.

Em matéria de tempo, nada muda. Apenas se retira tempo ao “Apoio ao Estudo” para distribuir pelos “complementos”.

Ou seja… chuta-se a “autonomia e flexibilização” para as escolas, mas dentro de um espartilho ainda mais apertado do que o anterior.

Mas alguém refere isto, nas sessões de agit-prop que por aí andam, com os encómios de magotes de professores e respectivas associações adestradas?

O rei vai nu em pelota, mas os cortesãos calam-se. E por “rei” não se entenda o pobre ministro Tiago que, coitado, apenas declama de forma pisca-piscante o que lhe colocam à frente, em forma de memorandos para a comunicação social.

 

 

4 opiniões sobre “Da Obesidade Curricular

  1. “Dos países onde os alunos passam mais horas por semana na escola…”
    – Então não é a escola a tempo inteiro o admirável mundo novo??? Afinal tal como, mais horas no trabalho não significa maior produtividade, também mais mais horas na escola não significa mais aprendizagem… mas tem gente com muita obesidade neurológica…

    Onde ” o conhecimento não se consolida ” e onde os alunos … “não estão a aprender bem, por falta de tempo” … deve ser em Ed. Física que passa de 270´para 300´semanais… deve ser dos conceitos altamente abstractos e metacognitivos…

    Acho que a escola do sec.XXI deveria ter diariamente:
    – 2 horas de aprendizagem holística,
    – 1 hora de competências digitais com os dedinhos dos pés nos smartphone´s,
    e
    – 3 horas de intervalos/ recreios!

    Para resolver os problemas das famílias (a trabalhar que nem escravas para não receber no fim do mês o que uns recebem como subsídio de residência acrescidos de despesas de deslocação ainda que as não façam…) será oferecido, em regime de frequência facultativa e/ocasional:
    – 1 hora de YouTube, Faceboock, Instagram, Twitter, ShareTheMusic, Par Perfeito, LinkedIn,..
    – 1 hora de netjogos, jogos on line, chat´s sobre violência doméstica, consumo de drogas e álcool, conduzir com segurança, maus tratos de jovens e idosos, pobreza e miséria no séc. XXI, corrupção e tráfico de influências, economia doméstica, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, alimentação regrada e equilibrada, limpe o lixo que faz, … e todo e qualquer assunto, au momento, na moda

    … lá chegaremos que já faltou muito mais…

    Gostar

  2. Quietinhos. Não mexam. De qualquer forma ninguém está à espera que esta geração resolva o que quer que seja. Discretos. E começar a passar a pasta aos mais novos.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.