Um Sistema Educativo Profundamente Assimétrico Que Reflecte Um País Profundamente Assimétrico

É uma coisa que os políticos de ocasião evitam abordar sem ser pela via demagógica do direito ao sucesso. A enorme desigualdade que existe nos contextos escolares, numa mesma cidade, num distrito de um pequeno país como o nosso são enormes. A realidade com que se vive em escolas a poucos quilómetros de distância é a mesma entre uma cidade do primeiro mundo e um arrabalde do terceiro. Só que por cá, não há caramelo que passe a andar com chófer e gravata que não ache que somos todos finlandeses e que a igualdade está garantida dos portões da escola para dentro e que, lá fora, não há nada a fazer… a vida é assim. A cobardia dos políticos nota-se muito quando empurram para os professores a responsabilidade pelo desempenho dos alunos e pelo seu sucesso, quando eles abdicaram praticamente por completo por criar uma sociedade mais justa e menos desigual.

O estudo colocado nos últimos dias online (e com autoria claramente identificada, a merecer cumprimentos) na DGEEC sobre o 2º ciclo é esclarecedor e assustador. São apenas 18 páginas que nos revelam muito sobre um país assimétrico que envia as suas crianças para as escolas e espera, com diferenças de 1 para 45 (caso do concelho de Lisboa para as habilitações das mães), ou de 1 para 10 (vários distritos em relação aos apoios da ASE) que tudo se resolva.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Somos todos iguais? Não seria aconselhável uma igualdade forçada, em alguns aspectos, mas em matéria de oportunidades à entrada na escola seria aconselhável que a desigualdade não fosse a esta escala.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.