Pessoalmente, Acho Que o Hotel Era em Lisboa

The OECD review mission took place on 15-19 January 2018. It included visits to Lisbon, Moita, Azeitão, Alcanena, Almada, Vialonga, Seixal, Sintra and Odivelas. (p. 6)

Atendendo a que se afirma existirem cerca de 230 agrupamentos e escolas no projecto (num total superior a 800 só na rede pública, não contando com os colégios privados e escolas profissionais), é estranho que a proporção de escolas visitadas tenha sido de 8 aderentes ao projecto (6 públicas, 2 privadas, ambas a sul do Tejo) e apenas 1 não aderente a (Odivelas, será que a fazer o papel de “critics of the project“, pois não me apercebi de mais ninguém nos inquiridos.

Assim como me parece que a representatividade da amostra limitada à zona de Lisboa e Vale do Tejo, com Alcanena ali um pouco mais fora do raio de acção, é um bocadinho… curtinha e pouco representativa… pois há quem diga que o país não é só Lisboa e um pouco ao redor.

Mas tudo bem, o que interessa é que “the visits were inspiring and, due to the wealth of information received, gave the team much to reflect on.”

So much que conseguiram mais de 70 páginas de review, mesmo sem qualquer research que se veja de metodologia de trabalho comparativo entre a forma de funcionar das escolas ditas “flexíveis e autónomas” e das outras “rígidas”; quiçá mesmo inquirir os alunos dos dois tipos de escolas e perceber, sem guião, se as diferenças são assim tantas e se não estão circunscritas a um número muito restrito de turmas. Muito menos uma amostra minimamente representativa da realidade do país e da sua rede escolar. Eu sei, dava trabalho, mais vale “reflectir” sobre os dossiers fornecidos pela equipa do SE Costa para se atingirem os insights adequados e aquilatar da qualidade dos challenges,

Até houve tempo para fotos e tudo sobre a “visualização” do “perfil do aluno” pelos alunos eles mesmos.

OCDE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.