A Longo Prazo, Propriamente Quando?

As aprendizagens “essenciais” para HGP têm algumas curiosidades resultantes do esforço por cortar conteúdos, de modo a conseguir encaixá-los no tempo disponível para a disciplina. Ou seja, são “essenciais” porque não há tempo para mais. Mas há outro tipo de curiosidades, de tipo conceptual, ao tentarem encaixar o discurso na retórica do Perfil do Aluno. Só assim se entende a seguinte passagem, relativa à transição para as sociedades neolíticas (5º ano):

Aprende1

Eu leio isto e vou em busca das “noções de cidadania” no resto da lista de aprendizagens… numa perspectiva de longo prazo.

Mas não as acho, nem sequer em dois momentos (eu até já nem falo no caso da implantação da República) naturalmente essenciais para a criação e desenvolvimento de uma noção de cidadania e de cidadãos: instauração do regime liberal e da democracia. E acho estranho.

Aprende3Aprende4

Anúncios

2 thoughts on “A Longo Prazo, Propriamente Quando?

  1. Então… não sabes que isso da cidadania já não tem nada a ver com a História? O “longo prazo” é na nova disciplina, a dos 25 minutos semanais…

    Na mente tosca dos nossos visionários educativos, a História não serve para compreender o mundo; é só aquela coisa chata dos “conhecimentos enciclopédicos” e uma câmara de torturas que obriga os meninos a fazer coisas tão horríveis como ter de decorar datas…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s