O Apagar Progressivo da História

No 2º e 3º ciclo o corte é especialmente sensível em relação à herança da Antiguidade Clássica e ao legado muçulmano. Mas fala-se da origem da ideia de “cidadania” no Neolítico, mesmo se o conceito desaparece dos que devem ser destacados a propósito do liberalismo, do 5 de Outubro ou do 25 de Abril. Parece que é com a chancela de uma APH cada vez mais preocupada em parecer bem e ser politicamente correcta. Ora… um dos principais valores do conhecimento da História é ir além das modas e desafiar as certezas passageiras dos poderes.

Da herança muçulmana à CEE. Há temas que quase desaparecem da História

No próximo ano lectivo, os professores terão orientações mais vagas sobre o que deverão abordar em sala de aula no ensino básico. Será um dos efeitos das “aprendizagens essenciais” que se encontram agora em consulta pública. Sociedade Portuguesa de Matemática diz que é uma “catástrofe absoluta”.

clio

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