O Alfa e Ómega da Formação Sobre Educação Inclusiva

Recebi mais materiais de uma outra formação a norte do Douro sobre Educação Inclusiva. Desta vez, porque já acho que os disparates se andam a multiplicar em excesso, coloco a página de rosto da apresentação dada aos formadores, ocultando o nome dos seus autores, pois não são eles que dão a formação em causa. Ou seja, andam por aí powerpoints à solta, muitos deles com os mesmos slides e imagens, como se fosse uma espécie de praga.

Inclusiva

Pior, em meu escasso entendimento, numa formação para professores… acham que o máximo da modernidade é abrirem a sessão com uma música dos Pink Floyd que já no 9º ano achava estúpida, porque a larga maioria dos professores nunca me fez mal e eu nunca me senti um martelo. Isto para não destacar a forma como no próprio vídeo os professores são apresentados de forma caricatural e estereotipada para sublinhar a sua insensibilidade e crueldade.

Seguem-se 34 slides de que destaco apenas dois (porque a maioria é igual aos de mais um par de apresentações a que tive acesso, numa estratégia – essa sim – decalcada da lógica de repetição ad nauseum  de mensagens de lavagem ao cérebro denunciada pelo Roger Waters.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Mas o mais ridículo é mesmo o último slide que, no fundo, admite que tudo aquilo que foi exposto antes pode vir a não ser exactamente assim. A seta vermelha é minha.

Inclui36

Agora detectem lá as diferenças para o final de uma outra formação, feita na zona de Lisboa há menos de duas semanas, com outra designação e 55 slides, vários deles iguais ao da formação mais a Norte, numa evidente coerência com os princípios da diferenciação pedagógica e da adequação dos materiais a cada contexto.

Inclu55

O ramalhete final de tudo isto: há verbas europeias para subsidiar esta verdadeira “banha da cobra” e há quem ande a aproveitar o que pode, mesmo se nada está aprovado e pode ser assim ou não.

3 thoughts on “O Alfa e Ómega da Formação Sobre Educação Inclusiva

  1. eu incluirei
    tu incluirás
    ele/ela incluirá
    nós incluiremos
    vós incluireis
    eles/elas incluirão

    Coitados dos colegas ,que serão obrigados a “levar ” com estas conversas.
    E que, por esta/aquela razão , acabarão incluídos neste filme… onde perderão horas de vida.
    Não há pachorra !

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.