Isto É Para Quê?

Falo das  provas de aferição de Educação Musical em regime de “está tudo bem, não se mudam os horários, há aulas para todos à mesma e fazemos de conta que isto é a sério”.

Se acham que isto é uma maneira de dignificar ou valorizar as Expressões, temos realmente concepções muito diferentes do que é algo a sério e o que é uma palhaçada prás massas.

 

Clown

(em turmas de 26-28 alunos, a aplicação da prova é um suplício digno de Sísifo)

One thought on “Isto É Para Quê?

  1. É dos primeiros a tornar pública esta farsa absurda; e dou-lhe os parabéns!
    Hoje iniciei as primeiras provas de aferição de EV, 8º ano. Eu, aplicadora/classificadora, + uma colega classificadora (é, na nossa escola somos só duas, há outras escolas só com um professor), com duas turmas de 28 alunos, seguidas no horário, 10 min para organizar os alunos. Nem metade dos descritores conseguimos aferir em sala; trouxemos as provas para concluir a tarefa. (ex: verificar medidas a olho?)
    E depois: a prova modelo entregue tarde e a más horas… a sua estrutura e dimensão nada tinha a ver com a tarefa hercúlea que os meus alunos tiveram de enfrentar. Se a primeira era exequível em 90 min, já a prova efectiva pedia duas tarefas extensas para miúdos daquela idade, incluindo os projectos. Logro e traição aos alunos e professores. Nem nos exames do secundário (e corrigi tantos) verifiquei esta falta de senso e de pedagogia. Foi doloroso, para mim, ver bons alunos a debaterem-se com o tempo e não com as suas capacidades; admirei-lhes, sim e na generalidade, a responsabilidade.
    No entanto, existem outros flops: as versões que se estendem por alguns dias, acabando algumas turmas por saber o que já se fez e criando naturais injustiças (até de escola para escola_um aluno referiu-mo, com toda a naturalidade, que iria saber a prova pela amiga da escola vizinha); a triste visão dos meninos numerados; a promiscuidade de aplicadores/ classificadores e classificadores colegas, manipulando/forçando o bom ou até, em situações que conhecemos…, o mau resultado.
    E o país agitado com outros problemas… de resto tudo pacífico, não?

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.