No século XIX ou XXI. Teorizar sobre a coisa é um exercício interessante mas redundante. É como o velho enviar recadinhos e papelinhos agora transformados em sms e mensagens uótes e snapes sem parar.
Why Students Cheat—and What to Do About It
A teacher seeks answers from researchers and psychologists.
(o que fazer? que tal tentar lembrarmo-nos dos truques do passado… os zingarelhos até brilham e tudo… são fáceis de detectar…)
Acho piada quando se culpa a tecnologia pelas devassas e pelo “mal” nos comportamentos dos humanos (bullying, copianços, traiçoes, isolamento, etc…).
É isso mesmo, somos humanos e sempre fomos assim, as ferramentas é que mudaram.
Bom post PG
GostarGostar
Não tive tempo para ler o artigo com calma. Dei só uma olhadela. Mas vou ler, de certeza, com mais tempo.
Confesso que copiei algures no meu tempo de estudante. Foi a Geografia. Detestava aquela coisa da geografia (física?!) com as culturas de quê e em que sítio do país, coisa altamente importante.. Fui apanhada e o teste foi-me anulado.
Serviu-me de lição!
E serviu-me também para ficar a não gostar especialmente de Geografia.
Na maior parte das vezes sei quando os meus alunos copiam. Cada vez copiam menos. Aprenderam que os testes não dão muito para isso. E que os testes são uma boa oportunidade para um trabalho de remediação in loco. (mas agora não vou elaborar sobre isto porque ainda me chamavam de eduquesa e tal)
A última vez que 1 aluno copiou, lembro-me, foi qdo escreveu tudo tão lindo que depressa se conseguia arranjar o site online. Teve 0 na parte de expressão escrita. Os pais vieram falar comigo porque consideraram que o rapaz devia ter tido alguma classificação…….pela trabalheira que teve em copiar aquilo tudo. E que a professora estava a embirrar com o filho e a ser muito exigente.
Esta nunca mais vou esquecer porque gostei muito da conversa……..
GostarGostar