Os Últimos Dias

Para os anos terminais do Básico e Secundário. No meu caso, para ver pela última vez, em sala de aula, umas largas dezenas de alunos do 9º ano, alguns dos quais conheço desde o 5º. O “sermão” final sobre o que os espera, depois de saber o que pensam fazer ou que nem sabem sequer o que hão-de fazer, já foi dado.

Estes três dias finais são uma espécie de aberração que ninguém leva muito a sério (a sério, espanta-me que exista quem ainda aproveite estes dias para apresentações de trabalhos e coisas assim), até porque para as reuniões estarem preparadas em devido tempo, as avaliações já devem estar mais do que pensadas a partir de amanhã. Sim, se el@s acharem que vale a pena, fazemos uma auto e hetero-avaliação para ficar formalmente no respectivo sumário. Se ao fim de 3 ou 5 anos de trabalho comum eu ainda tivesse dúvidas existenciais sobre as “notas” que vou atribuir, sinceramente… acho que toda a gente ficaria admirada e eu deveria dedicar-me a outro ofício. Até porque acho que se desse o código do programa para que fossem el@s a colocá-las, a necessidade de as corrigir seria residual.

Já agora… também acho uma outra variante de aberração este final de ano por fases, com provas de aferição a polvilhar as últimas semanas, porque parece existir algum embaraço em assumir-se a existência, também para o Básico, de uma temporada para realizar todas as provas de avaliação externa. Descansem que não é por ser durante as aulas que haverá muito menos faltas. Porque provas “obrigatórias”, mas sem consequências para quem falta, faz-me lembrar coisas para rir.

(e para o ano parece que continuam com esta fantochada…)

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.