Taxa Social Única
A Taxa Social Única (TSU) é um encargo das empresas que incide sobre o salário mensal de cada trabalhador e que é encaminhado para a Segurança Social.
Na prática, a Taxa Social Única é o montante que as empresas e trabalhadores descontam mensalmente para que a Segurança Social possa pagar as reformas, de acordo com o que ganha cada funcionário.
(imagem colhida aqui)
(a TSU é, portanto, uma receita do Estado, pelo menos quando se fala dos privados; sendo assim, porque passa a ser um despesa se for aplicada aos professores? afinal não é apenas uma mudança de verbas daqui para ali?)
Nem sempre os Centenos querem ser Centeno. 😉
GostarGostar
A TSU tem lógica quasi-privada quando um organismo estatal tem receitas próprias e um grau de autonomia financeiro substancial(acima de 10%). E.g. Universidades . No caso das escolas do ensino não superior não faz nenhum sentido. É tudo areia para os olhinhos. E fazer essa comparação por causa dos “privados” só tem lógica em quem estudou Economia com a cartilha “tudo o que é Estado é mau e pior e qualquer investimento público tem que ser comparado com o privado em utilidade ou em crowding-out”. O que, é preciso que se diga, está errado e não passa de idealismo ou teologia(riscar onde interessar).
O Sem teno anda a passar muitas noitadas com os Eurogrupoides
GostarGostar