Definições

Taxa Social Única

A Taxa Social Única (TSU) é um encargo das empresas que incide sobre o salário mensal de cada trabalhador e que é encaminhado para a Segurança Social.

Na prática, a Taxa Social Única é o montante que as empresas e trabalhadores descontam mensalmente para que a Segurança Social possa pagar as reformas, de acordo com o que ganha cada funcionário.

Perimetro

(imagem colhida aqui)

(a TSU é, portanto, uma receita do Estado, pelo menos quando se fala dos privados; sendo assim, porque passa a ser um despesa se for aplicada aos professores? afinal não é apenas uma mudança de verbas daqui para ali?)

 

2 thoughts on “Definições

  1. A TSU tem lógica quasi-privada quando um organismo estatal tem receitas próprias e um grau de autonomia financeiro substancial(acima de 10%). E.g. Universidades . No caso das escolas do ensino não superior não faz nenhum sentido. É tudo areia para os olhinhos. E fazer essa comparação por causa dos “privados” só tem lógica em quem estudou Economia com a cartilha “tudo o que é Estado é mau e pior e qualquer investimento público tem que ser comparado com o privado em utilidade ou em crowding-out”. O que, é preciso que se diga, está errado e não passa de idealismo ou teologia(riscar onde interessar).

    O Sem teno anda a passar muitas noitadas com os Eurogrupoides

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.