Os Números do Spin Governamental Sobre A Recuperação Do Tempo de Serviço Docente

A primeira apresentação já é conhecida, pois foi divulgada depois do acordo que levou àquela indicação na LOE para 2018 (PPTCarreiraDocente15Dez2017).

A segunda é mais recente e foi de novo servida à comunicação social na passada semana, não sabendo eu se já foi divulgada algures: APRESENTACAO REUNIÃO de 28 FEV -pdf.

O problema delas é sempre o mesmo… a forma como não temos verdadeira capacidade para controlar alguns dos números que lá aparecem e como são feitos diversos cálculos que a um primeiro e segundo olhar parecem claramente incongruentes/manipulados.

Basta ver os números apresentados para os docentes integrados na carreira em finais de 2017 e depois comparar com os cálculos que se publicitam sobre os encargos das progressões com o descongelamento e recuperação do tempo de serviço.

SpinNov17

Já sei que as regras das contas públicas são um mistério praticamente insondável, mas continuo a achar que é desonesto incorporar nos encargos do Estado aquela parcela que nem chega a sair dos seus cofres (IRS, CGA/SS) ou que transita daqui para ali (TSU).

Tão ou mais estranha me parece a multiplicação de progressões de 2018 para 2019 quando a proposta “responsável” dos sindicatos dilui as progressões para 4 ou mais anos. Mesmo uma recuperação imediata de todo o tempo de serviço dificilmente se traduziria em quase 300.000 progressões com menos de 100.000 professores, parte deles nos últimos escalões da carreira e muitos outros a aposentar-se ou desejosos disso mesmo.

Spin1Spin2

É função dos sindicatos colocar alguns dos seus quadros destacados a 100% a desmontar estes números e não apenas a dizer que são falsos. Afinal, é para isso que muita gente paga quotas e o Estado dá dispensas até 100% do seviço docente. Ou esperam que quem dá aulas e está nas escolas a maior parte do dia ainda chegue a casa e comece a fazer as contas todas?

2 thoughts on “Os Números do Spin Governamental Sobre A Recuperação Do Tempo de Serviço Docente

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.