40 opiniões sobre “Há Quanto Tempo Eu Não Fazia Uma Sondagem

  1. Acho que as conclusões não deverão ser conclusivas.
    Pois ,será troca por troca? Ou seja, um professor com 57 anos trocaria os 942 pela sua reforma sem penalizações. 🙂 Não acredito que o governo irá nisso!

    Mas,e se este professor tivesse 65 anos? seria bom para o governo e mau para o professor.

    Assim sendo, cada caso é um caso em estudo. Digo eu…

    Gostar

    1. Contar para reforma o tempo de serviço só serviria para ma franja de professores, isto iria criar novas injustiças, por exemplo, um professor que iniciou funções em 2011 ficaria com o mesmo escalão, o resto da vida, que um professor que iniciou funções em 2017. Como ambos tiveram sempre todo o tempo congelado, nenhum do tempo lhes contou para progressão na carreira. Não pode. Além de que o que é mais do que rebatido e motivo desta greve é a recomposição integral do tempo de serviço para a carreira, tudo o resto seria, à luz da lei, ilegal. Ou agora para os sindicatos já passou a ser legal e já pode ser uma opção. Há com cada uma.

      Gostar

  2. 62 anos. 42 de serviço. Ainda posso oferecer tempo de serviço a algum colega…. Como estou em tratamento a um cancro, festejaria a reforma! Acho que a festejaria, desde que não fosse prejudicada economicamente, intensamente!

    Gostar

      1. Muito obrigada! Felizmente o meu cancro é dos mais comuns e tenho tido imensa sorte! Estou mesmo muito otimista! Mas é tão bom saber que mesmo sem me conhecer se preocupou comigo! Um grande abraço!

        Gostar

    1. Olá Maria, desejo-lhe as suas melhoras e que tudo se resolva pelo melhor.

      Tenho conhecimento de uns suplementos que aumentam a imunidade e são uma grande ajuda para quem está numa situação de saúde como a sua.
      Tenho uma amiga que é médica no México. Ela recomenda estes suplementos aos seus pacientes com doenças oncológicas e tem quase 100% de resultados positivos.
      Se a puder ajudar a si ou quem precisar o meu email:
      mariaemanuel.almeida@gmail.com.
      Estou ao dispor.
      As melhoras.
      Bjs
      Maria Emanuel

      Gostar

  3. Mais uma sondagem, desta feita realizada por fenprof+fne

    https://observador.pt/2018/06/28/os-professores-concordam-com-a-exigencia-dos-9-anos-congelados-essa-e-a-pergunta-que-os-sindicatos-vao-fazer-aos-docentes/

    “…Quanto à greve às avaliações, garante que continua a ter grandes níveis de adesão e que há agrupamentos onde nenhum dos conselhos de turma agendados se realizou. Só esta quinta-feira, das 577 reuniões previstas apenas 48 se realizaram, segundo as contas dos sindicatos. A paralisação mantém-se até 13 de julho.”

    Esta do dia 13 é que me parte todo.

    Gostar

    1. A fenprof e atrelados são lixo e o lixo é para deitar fora.
      Os profes são um instrumento que esses sujeitos manipulam a seu bel-prazer por mitivos político-partidários.

      Gostar

  4. Eu aceitava, mas com um contrato nominal. Os governos são peritos em mudar as regras a meio do jogo e lá ficaria novamente a arder

    Gostar

  5. Olá Maria, desejo-lhe as suas melhoras e que tudo se resolva pelo melhor.

    Tenho conhecimento de uns suplementos que aumentam a imunidade e são uma grande ajuda para quem está numa situação de saúde como a sua.
    Tenho uma amiga que é médica no México. Ela recomenda estes suplementos aos seus pacientes com doenças oncológicas e tem quase 100% de resultados positivos.
    Se a puder ajudar a si ou quem precisar o meu email:
    mariaemanuel.almeida@gmail.com.
    Estou ao dispor.
    As melhoras.
    Bjs
    Maria Emanuel

    Gostar

  6. No post abaixo alinhei a principal vantagem e desvantagem de uma proposta deste tipo.
    É boa para quem queira sair a qualquer preço.
    É má para quem ainda tem algum ou muito tempo para chegar à aposentação e queira sair com uma reforma mais “decente”.

    Gostar

    1. E ainda falta dizer q o ME está “mortinho “, para ver sair os professores com melhores salários.
      Ficam com os pior pagos / mais horas lectivas,etc
      Começou com a Marilú . Daí divisões ,titulares ,mau ambiente nas escolas,conflitos entre colegas,etc
      Queriam apenas espantar quem tinha tido uma carreira normal !!!!!
      E conseguiram !!!!

      Gostar

    1. Subscrevo, na íntegra!!!!

      (Nem menos uma fracção de segundo!… podem é… acrescentar mais!… pois o que nos roubaram tem valores muito superiores!)

      Gostar

      1. O tempo a recuperar é importante, mas a portaria de acesso aos 5º e 7º escalões também devia estar em cima da mesa. Eu estou no 6º escalão com 4 anos e 3 meses e de acordo com a portaria tenho de esperar até 1 de janeiro de 2019 para fazer parte de uma lista a nível nacional. Na lista deste ano, constaram apenas os colegas que já tinham feito o seu tempo neste escalão em 2010. E só passaram 190 …de 577 colegas. O que significa perder mais um ano ou rezar para que passemos todos porque vamos estar em ano de eleições. O tempo de espera segundo a portaria cessa à data da progressão para o escalão seguinte. Se em anos em que temos a economia a crescer 2,3% a % foi de 33%, como será quando a economia crescer muito menos?. Presumo que vamos perder muitos anos de serviço para a progressão! diria que passaremos a navegar ao largo com um barco sem remos em que a terra é sem fim à vista!!. A sociedade não vai estar do lado dos professores quando o governo disser que não podemos porque.. as exportações estão a diminuir, o dívida a aumentar….a ementa do costume!!
        Por isso, seria de equacionar também a portaria como moeda de troca.

        Gostar

  7. Nunca acreditei que nos devolvessem os 9 anos e mais os trocos.

    Por isso aceitaria de bom grado que nos devolvessem 4 ou 5 desses anos e os restantes 4/5 fossem antecipados no tempo para a reforma. Parece-me muito razoável.

    Apesar de eu sempre ter achado que o nosso principal problema não é a devolução do tempo congelado e sim as barreiras das quotas no acesso ao 4º e 7º escalões. Esse é que é o verdadeiro problema e quase ninguém fala dele.

    Gostar

  8. Aceito a proposta de braços abertos, sem penalização. 58 anos, quase 36 anos de tempo de serviço, 9º escalão em janeiro último. Há quinze anos atrás, estaria já em situação de aposentação ou muito próximo disso, pelo que não me fariam favor nenhum. Prescindo do restante, dou o meu lugar a alguém mais novo, com tudo o que isso implica. O governo que faça bem as contas e verá que o Estado não fica a perder.
    As barreiras das quotas são um problema enorme, reconheço. O que propõem os sindicatos?

    Colega Maria Santos, continue com fé e otimismo e tudo de bom!

    Gostar

  9. Muito obrigada a todos!
    Esqueci-me de acrescentar que tenho 62 anos, 42 de servico e estou no 10 escalão. Devo ser um exemplar em extinção porque a dificuldade de chegar ao 10 escalão é imensa! Por isso, e pelas razões de saúde que referi, equaciono a hipótese de aceitar a troca. Cada professor foi sujeito ao longo da sua carreira a tanto stress, alteração ilógica e ultimamente a tanta falta de respeito que merece receber TUDO a que tem direito. Cada assunto é um assunto! Uma coisa é o nosso vencimento e outra a nossa aposentação! Receio que nos estejam a atirar areia para os olhos!
    Um abraço a todos!

    Gostar

  10. Votei, no “Não, de forma alguma” e estava em 669 votos, a minha esposa foi votar no telemóvel dela e continua com 669 votos, algo está a funcionar mal na sondagem.

    Gostar

  11. Pelo que vejo o sim total mais o sim parcial levam vantagem.
    Sem deixar de contar o tempo todo,note-se, podia ser uma hipótese a considerar para os mais velhos do 9º e 10º pois sairiam com dignidade e davam espaço a alguma renovação. Reforço, sem abdicar da contagem integral para todos os outros pois trabalharam

    Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.