10 thoughts on “Serviços Mínimos ou Máximos?

  1. Quando, pela 1ª vez, se criaram os serviços mínimos para as greves aos exames, as direções das escolas nomearam TODOS os professores dos agrupamentos para serviços “mínimos”

    Não me recordo já bem, mas o pânico foi tal que nem sei se lá apareciam nomes dos AO (assistentes operacionais).

    Calhando…….

  2. O problema é que esta luta fratricida (curiosamente ressuscitada 10 anos depois da última e promovida pelo mesmo partido politico…) que resvala para dentro da escola, só terá resultados satisfatórios se a negociação acautelar uma concretização efetiva e a curto prazo. Ou seja, numa perspetiva otimista, o governo não vai dar os 9 anos nem os sindicatos aceitar 3 anos; será um valor intermédio, com condições a longo prazo (a perspetiva pessimista é ficar tudo como está…). MAS A GRANDE BARREIRA À PROGRESSÃO SÃO O CRIVO DAS VAGAS NOS 5º E 7º ESCALÕES, e esta norma não está a ser questionada. Portanto, mesmo na perspetiva otimista (seja o valor intermédio ou os 9 anos), SÓ SERÁ REPOSTA TOTALMENTE A JUSTIÇA SE, PARA TODOS OS PROFS ABAIXO DO 6º ESCALÃO, A PROGRESSÃO NÃO DEPENDER DAS VAGAS IMPOSTAS NOS 5º E 7º ESCALÕES, à semelhança das normas existentes na portaria nº119/2018 do reposicionamento na carreira para os docentes que ingressaram entre 2011 e 2017.
    Se isto não acontecer, então vai ficar basicamente tudo na mesma para milhares de profs, porque vão ter de esperar vários anos até surgir uma vaga para progredir ao 5º ou 7º escalão.

  3. É natural. Assim salvaguardam-se de quaisquer acusações que lhes possam ser feitas ( lembro-me de já ter lido aqui algumas coisas nesse sentido).
    Os sindicatos lavaram as mãos, o ministério delegou, a “entidade patronal” faz o que está ao seu alcance.
    Quando é que se passa a votar diretamente para a eleição do Diretor, sem delegar o voto nos nossos representantes do Conselho Geral?

  4. Neste aspeto estou com os diretores. Lembrem-se que no caso de fraude do BES o culpado era o contabilista. Eles para se salvaguardarem fazem isso.

    1. …pois, é mais ou menos assim, também ficaram com o dinheiro (100% de aumento) e com um “tacho “ vitalício (sem eleições).
      Só têm de perseguir os zecos, algo que fazem com especial zelo…
      Reles criaturas da famigerada mlr.

  5. Convocar todos os docentes viola claramente os meios estipulados no texto do acórdão para os serviços mínimos. Nestes casos deve seguir denúncia para a inspecção, para o ministério público e para a dgaep!

    Uma ilegalidade nunca vem só…a prática instala-se e cresce com a inépcia de uma fiscalização e responsabilização sérias e em tempo útil ARRASANDO, por completo ( e com a conivência do poder legislativo), a GARANTIA de um ESTADO de DIREITO e, evidentemente, QUALQUER CRÉDITO (que ainda vá restando) nas INSTITUIÇÕES PÚBLICAS (que, antes de mais, deveriam servir a Lei e a Justiça).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.