Poderiam Colocar As Perguntas e Respostas No Mesmo Quadro?

Falo do questionário e dos resultados das respostas do inquérito feito pela Plataforma Sindical.

SondaFenprofSondaFenprof1

Se eu bem percebo, a maioria quer recuperar todo o tempo de serviço, mas aceita que seja de forma faseada e contemple um mix com tempo antecipado de aposentação.

E em termos de “luta” aceitam que exista uma suspensão prévia da greve como sinal de boa fé e deve depois fazer-se uma manifestação a 5 de Outubro?

Sendo assim… é só para dizer que o mais certo é eu fechar definitivamente a “luta” fora do âmbito da ILC, sabendo desde já que a mesma é uma proposta “radical” para a maioria dos docentes inquiridos. E não esperem por mim em Setembro ou Outubro em nova simulação de incêndio.

Porque todos sabemos que a 11 de Julho não existirá qualquer proposta do ME/Governo, porque já o afirmaram e repetiram.

Em 5 de Outubro os professores estarão na rua numa Grande Manifestação. Nessa semana realizar-se-ão diversas acções que poderão incluir greve ou greves. No dia 17 de setembro será promovido um dia D em todo o país e em todas as escolas/agrupamentos para que, durante a manhã, prossiga o debate com tomadas de posição.

Avançará, ainda uma acção contra o Estado português nos tribunais europeus, estando desde já, os gabinetes jurídicos dos sindicatos  a preparar a argumentação a entregar.

Espera-se que o Ministério da Educação apresente, finalmente, no dia 11, uma proposta que seja negociável. Os sindicatos foram os últimos a apresentar propostas que viabilizariam a resolução do problema. Está agora do lado do governo avançar com alternativas viáveis.

10 thoughts on “Poderiam Colocar As Perguntas e Respostas No Mesmo Quadro?

      1. Sou professora, com 42 anos de serviço, solidária com os restantes colegas de luta embora esteja no último escalão.
        Perdi a motivação por um ensino, onde:
        1. os alunos não querem aprender;
        2. Os pais nos desrespeitam;
        3. O ME brinca connosco, nos ludibria e arranja todos os estratagemas para nos desacreditar perante a opinião pública…

    1. O pior é que estive agora a fazer zapping pelos telejornais e todas as cadeias, além de anunciarem a suspensão da greve, apenas referem como data limite da greve o 13 de julho… isto já parece complot!

    2. Apoiado! Não há que “dar o ouro ao bandido”, tão certo como, se pararmos agora, para além do esforço ter sido em vão vai ficar como uma birra dos professores, perde -perde-se inclusive, de todo, a dignidade na opinião pública. Pizza night parte 2

  1. Sou completamente contra, caso possam beneficiar desse tempo para a aposentação, ser só os docentes posicionados, por exemplo, a partir do 7 escalão. Se tiver 60 anos e 36 de servico devemos poder usufruir desse tempo independentemente do escalao onde estejamos posicionados Elementar justica

  2. Estou com boa expectativa quanto à ILC. Quando saberemos a data em que vai ser discutida? É fundamental agir em várias frentes e procurar formas de luta ainda não experimentadas. Estamos numa situação ímpar e creio haver muita coisa na forja, pelo que a atenção tem de ser redobrada. Há que olhar para vários lados e manter a capacidade de falarmos, independentemente das nossas diferenças. Não podemos esperar facilidades por parte de um ministério fantoche. Estamos a mostrar grande convergência e capacidade de luta. É preciso dar a esta força orientação, sentido e unidade. O objetivo primeiro é a recuperação do tempo de serviço. Mas há mais. E todos os testemunhos que lemos mostram o profundo mal estar instalado. Isto foi a gota de água de quem se sente há muito mal tratado e sem voz. Quem não se sente não é filho de boa gente e a razão tem que acompanhar o coração.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.