Não, não se trata de mais uma diatribe sobre os cortes nos conteúdos e tempos lectivos da disciplina no Ensino Básico, com o colaboracionismo (ingénuo? apalermado?) da APH.
Trata-se de outra APH – a Academia Portuguesa de História – que decidiu dar o título de académico honorário a Santana Lopes porque apoiou, como dinheiros da Santa Casa, a publicação da obra completa do Padre António Vieira.
Em tempos, os “mecenas” contentavam-se com a fama e eram eles que outorgavam títulos aos seus protegidos. Agora é tudo muito diferente. Clio pode embaraçar-se, mas não adianta nada. A degenerescência académica é galopante.
Não me pagam para ser advogado de ninguém, mas telefonei há uns 11 meses atrás para os colegas da APH a propósito de algumas questões que a revisão curricular (mais uma…) me estava a colocar e aos colegas do grupo, na minha escola. Fiquei com a ideia que a modalidade de discussão imposta pelo ministério era surrealista…
Alguém ligado à APH que confirme e explicite com maior propriedade o que digo…
GostarGostar
As Ciências também deveriam dar. E outras grandes e nobres áreas. As defuntas palmeiras no areal da Figueira da Foz que o digam.
GostarLiked by 1 person
Já quanto às academias e às suas conveniências e conivências… olha que a coisa já está pastosa há umas décadas… Por desfastio, um dia destes, experimenta ver os ‘honoris causa’ que se têm produzido desde o 25A até ao momento. Ui, ui…
GostarGostar
Há um grupo no Facebook, ou havia, de pessoas que não tinham tirado selfies com Marcelo. Deve ser algo semelhante, para os efeitos que serve.
GostarLiked by 1 person
“honoris causa” (Doutoramenrtos) : em breve teremos a srª Rosa Mota, pois claro, envergando as insígnias. A Universidade no seu melhor!
GostarGostar
A Rosa Mota merece muito mais, sem qualquer dúvida.
GostarGostar
https://elpais.com/elpais/2018/07/17/eps/1531826084_917865.html
GostarGostar
…” Foi, pois, este núcleo duro da Academia que se reuniu nesta segunda-feira para eleger o antigo primeiro-ministro “…
Pergunto eu : e o Durão Barroso ? Aceitará bem ? Assim ,sem mais nem menos ? … um novo membro honorário da Academia Portuguesa da História ?
🙂
GostarGostar
Fiquei a pensar…
Com alguma calma e sorte,ainda irá receber o ” Leão de ouro ” atribuído pelo SCP.
Tem que comprar vitrine nova.
GostarGostar
Magalhães, vitrine nova com respiradouro e metia-se lá dentro. Criogenia com ele!
GostarGostar
Parabéns, Paulo Guinote, pelo seu excelente texto! Eis, de novo, a barbárie cultural em flagrante euforia!
Um abraço
Maria do Carmo Vieira
GostarGostar