De Que Planeta Aterrou António Costa?

O actual PM tem direito a mais de uma página no Expresso de hoje para repetir a sua ladaínha truncada e manipuladora contra as pretensões dos professores acerca da recuperação do seu tempo de serviço. Como uma espécie de Pôncio Pilatos, refugia-se num formalismo que, para outros efeitos, atropela sem grandes problemas.

Exp18Ago18b

Ler toda a entrevista é um exercício de masoquismo a que me prestei graças ao Maurício que me enviou os recortes da dita. Serve apenas para perder qualquer dúvida quanto ao apreço que o actual PM tem pelos professores, ao contrário de alguns que insistem na bondade dos seus argumentos. António Costa é claro quando diz que no OE para 2018 nada ficou de concreto (concordo) e que uma recomendação da Assembleia da República, mesmo que assinada pelo PS mão passa disso mesmo (também concordo). Ou seja, ele confirma aquilo que escrevo há bastante tempo: ou os sindicatos foram completamente embarretados ou foram os idiotas úteis que colaboraram na pacificação dos docentes durante os primeiros dois anos da geringonça.

Mas António Costa – que tem o cuidado de não se meter a quantificar os encargos da recuperação do tempo de serviço, porque sabe que se os tais 600 milhões são uma completa mentira que, apesar de muito repetida, não se tornará verdade e, pelo contrário, poderá ser algo que o venha a ensombrar nos próximos tempos – entra a certa altura num tipo de resposta que só se pode considerar de uma enorme desonestidade política ou então de senilidade precoce.

Dixo o recorte para que se aprecie como um tipo que esteve no primeiro governo de Sócrates e que, que eu saiba, não emigrou, consegue afirmar que os professores não protestaram durante os quase 10 anos de congelamento da carreira (terá existido “tanta serenidade”), mas apenas quando foram “descongelados”.

Deveria existir um mínimo de decoro exigível em declarações públicas (ou privadas), mesmo a políticos bafejados por balsemões.

É “francamente extraordinário” como um tipo destes – lá porque anda com o rabo virado para as estrelas com a sorte que tem no actual contexto político – consegue deturpar a História por completo e achar que se vai safar umpune, porque o Bloco e o PCP querem as migalhas e o PSD é uma espécie de anti-matéria em termos de alternativa.

Exp18Ago18

Expresso, 18 de Agosto de 2018

(sim, sei que apoiei a formação da geringonça, mas também é verdade que nunca foi por achar que ela em matéria de Educação – ou em relação aos professores – seria coisa melhor dos que os pafistas, porque o azedume está inscrito no adn do núcleo duro deste governo)

21 thoughts on “De Que Planeta Aterrou António Costa?

  1. …número 2 do Sócrates…o que esperavam? Seriedade?!!!! Dignidade?!!!!
    Apenas um trafulha, que além do mais, tem traído todos o que lhe têm garantido a sobrevivência. Seguro, PCP (até na câmara de Lisboa), BE e, pasme-se, até o próprio Sócrates!!!!!
    Nota: a geringonça agora já é com o Rio, o PCP e o BE é que ainda não perceberam.

  2. O PS sempre odiou os Professores. Sempre.
    Foi sempre nos (des)governos deles que mais nos lixámos. E este Costa é dos tipos mais aldrabões da política portuguesa (o que é difícil porque a concorrência é feroz; mas ele consegue).

      1. Entre laranjas e estes Cost@s…diz lá uma (apenas uma! ) diferença no q diz respeito à política da Educação. O Tiago foi a escolha certa, para parecer o “oposto ” da Sinistra… nada diz , não aparece e quem manda ? A Leitoa e os outros Secretários de Estado. Política igual…o Cost@ sabe-a toda … toca a bater nos Professores. O Nogas é um tangas … quer a recuperação do tempo no seu interesse… aposentação.Estamos nisto !

  3. O planeta onde aterrou o António Costa era completamente diferente para pior o de é hoje. Basta ver os indicadores económico-sociais: Menor desemprego; maior PIB; menor deficit; mais regalias sociais; reversão dos cortes nos salários; menos de trabalho para os funcionários públicos; e aumento do SMN. Só quem não quer ver é que entende que nada mudou.

    1. Joaquim Augusto, és mesm um boy do PS. Agora os boys do PS desatam a escrever nos blogues e a minarem as opiniões que são contra este palhaço do Costa. Estão a jogar com o ovo no cu da galinha, os portugueses não são assim tão estúpidos. Lá porque deram meia dúzia de euros de aumento aos velhotes, apresentam taxas de desemprego falsas e crescimentos miseráveis, comparando com os países do nosso campeonato, julgam que t~em as eleições ganhas e que o camarada Rio está lá para dançar o tango? Olhem que não!! E não te esqueças, tu e o Costa, que não estamos sózinhos nisto. Com familiares e outros funcionários públicos, somos perto de 1 milhão. Ainda não ganharam nada amigo, e o Santana Lopes já vem a caminho. O costa está a jogar no escuro, as sondagens são encomendadas, muitas vezes falham. Vamos ver se não teremos eleições mais cedo.
      Estou farto destes boys nojentos que infestam o estado e sugam a riqueza do país. Andam a brincar com o fogo, um dia ainda se dá uma tragédia com tanto ódio que fomentam dentro duma classe. A luta continua com ou sem partidos, os professores estão em luta.

  4. E com aquele discurso escamoteiam que introduziram mais dois escalões na carreira, que na prática funcionou como anos de congelamento. Pior, já tinha ultrapassado a meia carreira e continuo no 4°escalão… É certo que houve quem escapasse….

  5. A luta continua.
    Esperemos que o stop seja o farol que guie a luta dos professores pois os outros sindicatos, até agora, já mostraram ao que vêm . A guerra está a chegar, vamos ver quantos de nós estarão disponíveis para a última batalha. Este último ataque do Costa foi o principio, foi o abrir das hostilidades. O amigo está convencido que continua a enganar os portugueses, ainda não percebeu que a cantiga de sereia já não engana ninguém. O aumento de 1 euro que deu aos reformados foi o golpe final na sua propaganda miserável. Assim já pode dizer que ao menos não cortou pensões, aumentei um mísero euro, sempre dá para um panito de meio quilo por mês.
    O Costa está caminhar para ser finalmente desmascarado.
    A luta contnua. Sou apenas mais um!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.