Olhás Aprendizagens Fresquinhas!

É agarrar, freguês, que vieram à rede mesmo ontem, para terminar o Agosto em beleza, que a aprendizagem assada em Setembro não é a mesma coisa.

Despacho n.º 8476-A/2018

Homologa as Aprendizagens Essenciais das disciplinas dos cursos científico-humanísticos de Ciências e Tecnologias, Ciências Socioeconómicas, Línguas e Humanidades e Artes Visuais.

Para variar em diplomas deste alcance, o preâmbulo é daquelas prosas doutrinárias que parecem saídas de um estudo publicado pelo IIE ali por meados dos anos 90 do outro milénio (altura em que os seus inspiradores/autores terão feitos os seus estudos especializados), tamanho é o salto conceptual que contém:

O XXI Governo Constitucional assume a educação como alicerce essencial para a valorização dos cidadãos, para a cidadania democrática e para o desenvolvimento sustentável do país. Numa sociedade baseada na aprendizagem, no saber e nas qualificações, uma educação de qualidade é condição fundamental para uma sociedade coesa e progressiva. Neste sentido, e tendo em mente a aposta numa escola inclusiva, a política educativa pretende garantir a igualdade de oportunidades e promover o sucesso educativo de todos os alunos, ao longo dos 12 anos de escolaridade obrigatória.

A promoção de um ensino de qualidade implica fomentar aprendizagens efetivas e significativas a aprender por todos, com diversos níveis de consecução, mas sempre tendo por base conhecimentos consolidados, que são mobilizados em situações concretas, favorecendo o desenvolvimento de competências de nível elevado.

A concretização destes objetivos partiu do reconhecimento da extensão dos documentos curriculares (programas e metas), questão sinalizada por diversos intervenientes educativos, designadamente professores, alunos e pais e encarregados de educação. A extensão identificada, sobretudo pelos professores, revelava-se inibidora de consolidação de aprendizagens, do aprofundamento do conhecimento essencial de cada disciplina, do desenvolvimento de competências de nível mais elevado, bem como um obstáculo à inclusão de alunos com necessidades específicas, dificultando práticas de diferenciação pedagógica.

Acresce que os documentos curriculares para o ensino básico e para o ensino secundário, aplicados ao longo das últimas três décadas, careciam de articulação entre si, tanto numa abordagem vertical como horizontal, bem como de uma atualização, já que, dada a sua dispersão temporal, resultaram de visões do currículo distintas e, em muitas situações, contraditórias.

Neste enquadramento, tornou-se premente uma reorganização curricular, em convergência com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Com este propósito, num processo de estreita articulação com associações de professores e sociedades científicas, em parceria com peritos e outras entidades, foram identificadas aprendizagens essenciais, que permitissem uma efetiva flexibilização e gestão curriculares por parte das escolas e dos docentes.

(continua por mais uns parágrafos… acreditem)

Tired2

8 thoughts on “Olhás Aprendizagens Fresquinhas!

  1. Agora, a gente vai operacionalizar a coisa, calendarizar, fazer umas grelhas, e mais os PCTs e Pts e outros Ps do género, vamos semestralizar, quiçá, e vamos (sem quiçá) reunir muito.

    Começamos o processo de ensino-aprendizagem propriamente dito dentro da lógica do não há bons ventos para quem não sabe para onde vai e, cantando e rindo lá iremos todos , levados, levados sim….

    Não vamos sós, porém! Levamos connosco os alunos que, esperemos, abracem o conceito.

    Gostar

  2. Já decidi. Está decidido. Não vou ler nada da produção de texto do ME destes últimos meses. Nadinha. O manualzito e tá-se. Não merecem mais. Nos últimos 15 anos chularam-me até ao tutano. Continuam a gozar com a minha cara. Pois bem, agora acabou. Não quero saber. Vou gozar ao máximo a vida que me resta e para o trabalho q.b. …bem minúsculo. Vão-se catar, mas é.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.