Skim reading is the new normal. The effect on society is profound
When the reading brain skims texts, we don’t have time to grasp complexity, to understand another’s feelings or to perceive beauty. We need a new literacy for the digital age.
(ainda hoje me queixava a colegas do “costume” que agora é remeter em fichas e textos de manuais e livros de actividades – e mesmo provas oficiais – directamente as questões de interpretação para as linhas numeradas dos textos, como se não se esperasse sequer que a miudagem leia o texto do princípio ao fim…)
Já nos idos de 64 Mc Luhan chamava a atenção para isto, estou a referir-me ao princípio subjacente . Levamos tempo a tomar consciência do óbvio e, em simultâneo, não percebemos ainda que a ideia de sermos sujeitos conscientes da história já era.
GostarGostar
Não faz mal. Serão as AI a tomar as grandes decisões. Podemos relaxar e pedir mais um Mojito que o robot já traz.
GostarGostar
E ainda por cima, ao embrenhar-se na leitura, este nosso antepassado virou as costas a um rol de magníficos anúncios publicitários que incluem malas, software, consultas de apoio psicológico, etc, todos eles da maior utilidade. Aposto que naquele pergaminho não aprenderá a escolher entre uma Vuitton e uma M2Malletier numa prateleira do centro comercial.
GostarGostar