Comparações

Ontem, na véspera do início das negociações ME/sindicatos. o Dinheiro Vivo dava a conhecer que os professores portugueses seriam dos mais bem pagos do mundo, no 16º lugar (numa amostra de 17), não colocando em destaque que o valor recebido é – em bruto – menos de metade do recebido nos dois países melhor colocados e pouco mais de metade do que no 3º.

Hoje, aproveito para recordar que em outra peça do Dinheiro Vivo, há 9 meses, Portugal aparecia como em 17º lugar na lista dos países com maior carga fiscal.

Para amanhã, aguardo a peça em que se façam as contas e se apresente o ranking dos salários reais dos professores.

spin

7 thoughts on “Comparações

  1. Estou no 4 Escalão da Carreira Docente (anterior 7 Escalão), 28 anos de serviço, (com os congelamentos mantenho o mesmo indice salarial desde 2005). Se multiplicar o ordenado ilíquido por 14 meses não dá uma quantia inferior ao apresentado no artigo… e nele referem professores em início de carreira… ou algo me está a falhar ou é mais um artigo para influenciar a opinião pública…

    Gostar

  2. A notícia foi traduzida de um artigo em inglês que por sua vez tinha sido traduzido do francês. Com base nos dados do Banco Mundial, o que quer que isso seja. Vergonhoso é não haver jornalista em Portugal que se preocupe (ou que tenha autorização para tal) em verificar a veracidade da notícia no que diz respeito a Portugal. Em início de carreira, escalão 1 e índice 167, temos vencimento bruto de 1518,63 €, que em 14 meses dá 21260,82 €. É um dado público. Mas não interessa a verdade. Importa é o efeito conseguido de dar mais uma machadada na imagem dos professores na opinião pública. E depois ainda criticam o Trump por acenar com a bandeira das “fake news”…

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.